sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Mr. Robot - eps2.3_logic_b0mb.hc

Depois de um eps2.2_init1.asec que começou a preparar mais o terreno, Mr. Robot volta com um eps2.3_logic_b0mb.hc que começa, enfim, encaixar as peças do quebra-cabeça. O episódio não só esclareceu fatos anteriores como abriu um grande plot, que pode ser o principal da temporada. Além disso, iniciou também outras tramas, que podem ser igualmente importantes.
Atenção: O texto a seguir tem SPOILER do s02e05 de Mr. Robot.
O episódio começa de onde o último parou: Elliot vai hackear o FBI. É muito bom vê-lo novamente no meio de códigos e recitando o algoritmo para a invasão perfeita, segundo ele. Enquanto isso, Darlene vai até Angela e pede para que ela ajude no plano. Agora sim estou achando uma utilidade para Angela trabalhar na Evil Corp e não ser apenas algo que me faça detestar a personagem. Tudo bem que eu ainda não gosto dela, mas se ela se mostrar útil, pode limpar um pouco a barra dela comigo. Algo que me chamou bastante atenção foi que o FBI (no caso, uma parte dele) fica localizado no prédio da Evil Corp. Isso mostra que a companhia está enraizada em todos os setores mesmo.
Mesmo com Darlene chantageando e prometendo entregá-la pro FBI, já que ela plantou o vírus na Allsafe (e por consequência também derrubou a Evil Corp), Angela decide arriscar e não aceita fazer parte do plano. Darlene procura Elliot, que se recusa a envolvê-la no plano. Atitudes como essa, me fazem pensar como Elliot nutre sentimentos por Angela, que ainda não consegui decidir se é apenas amizade ou uma friendzone básica. Tudo bem que os dois estão conectados pelo acidente que ocorreu com os pais, mas Angela parece ser o tipo de pessoa que o Elliot não gosta. Talvez o fato dele ter crescido com ela, o faça ficar parcialmente cego em relação à personalidade.
Domi, a agente do FBI, começa a investigar a queda da Evil Corp mais a fundo. Primeiro, vai nas instalações onde os dados da companhia estavam fisicamente localizados nos Estados Unidos. Depois, ela vai para a China, já que lá existe outra base de dados física da empresa, para que, em casos como esse, tenha como fazer um backup do banco de dados. Zhang a.k.a. Whiterose recebe o FBI e acabamos descobrindo que ele é o Ministro de Segurança da China. Essa, para mim, foi uma das maiores revelações da série. Algo importante que eu não tinha notado no episódio passado é que ele vê um relatório sobre Domi estar investigando o ocorrido. Ela está ali justamente porque ele queria saber mais sobre ela.
Se eu me lembro bem, a última cena da primeira temporada mostra ele na casa dele na China, logo eu agora estou me perguntando se Elliot esteve mesmo na companhia dele. Será que ele sairia da China só para falar com Elliot ou ele já tinha que tratar de negócios com o pessoal da Evil Corp e aproveitou para falar com o hacker? Da mesma forma, quero entender qual é a posição dele diante da Evil Corp. Ele, de alguma forma, faz parte da empresa como acionista ou algum cargo executivo ou como Ministro de Segurança da China ele tem uma influência grande na companhia?
Ao mesmo tempo, há essa questão de uma aparente dupla personalidade. Ao que parece, o homem Zhang é o Ministro de Segurança da China, já a travesti Whiterose é a líder da Dark Army. Ao meu ver, Zhang criou essa personalidade para ser tudo o que ele gostaria de ser, mas que não pode ser como Zhang. Com isso, além de ser impossível hackear Whiterose, já que ela não existe, ele pode obter informações como Zhang e tomar atitudes como Whiterose, líder da Dark Army. Isso é interessante porque podemos agora supor com uma grande quantidade de certeza que Zhang/Whiterose está do lado da Dark Army e é um espião dentro da Evil Corp. As peças, finalmente, parecem fazer sentido.
Elliot precisa do antigo programador do site porque precisa passar por uma criptografia dos dados. Ele pede para Ray, que chama o cara que foi espancado no outro episódio e que disse não saber como fazer a migração do site. Acaba que o antigo programador dá acesso para Elliot ver o site de Ray. Ele, então, descobre que o site é uma espécie de mercado negro (bem apontado pelo Alan Fls nos comentários da review retrasada na página do Facebook). Há tráfico de menores, armas e drogas. Só coisas super legais #sqn. Isso acende uma luz na cabeça de Elliot, afinal, ele não derruba só grandes corporações mundiais, mas todas as pessoas que fazem algum tipo de mal para a sociedade.
Acaba que os capangas de Ray tiram Elliot da cama, o levam para a rua e começam a espancá-lo. Quando ele foi tirado da cama, achei que poderia ser mais uma nova alucinação do Mr. Robot para que Elliot deixasse essa história de lado, mas, dessa vez, tudo pareceu bem real. Agora é pensar o que Elliot fará com essa informação após esse susto. Seria Ray o Fernando dessa temporada? Enquanto isso, depois do ex idiota tentar gravar uma confissão pro FBI, Angela percebe que deve ajudar no plano de Darlene e vai parar na nova sede da FSociety. Espero muito que ela ganhe um papel de destaque agora e seja um verdadeiro cavalo de tróia dentro da Evil Corp. Já na China, o FBI é atacado por dois homens armados, que, pelo menos tudo leva a crer, são da Dark Army. A única sobrevivente, claro, é Domi.
Esse episódio claramente é um divisor de águas para a temporada já que foram abertos três plots. O primeiro é a invasão do FBI através da Evil Corp com a Angela. O segundo é o site de mercado negro de Ray e o que acontecerá com Elliot, ou o mais importante: que decisão vai tomar? Vai fazer o trabalho e esquecer do que se trata ou vai mandar tudo para a polícia? O terceiro é Domi investigando não só a FSociety, mas também a Dark Army. Zhang/Whiterose mentiu ter uma irmã e o FBI foi atacado na China antes de conseguir investigar as instalações físicas dos dados da Evil Corp lá. Sem dúvida ela irá começar a fazer uma investigação maior, até para descobrir quem são os caras que atiraram nos agentes do FBI. Acho que vem muita coisa boa por aí.
Alguns comentários breves, mas não tão importantes:
- Cada episódio morre alguém nessa série. Daqui a pouco está sendo chamada de GoT Hack.
- Ainda não consegui entender a funcionalidade da Joanna Wellick nessa segunda temporada. Para mim, até agora é apenas uma distração, mas talvez no futuro tenha algo importante que vem sendo construído lentamente através dos episódios.
- Cada episódio tem uma trilha sonora única. Amo essa pegada eletrônica que eles colocam em alguns trechos.
- Gostei muito do episódio ter focado na Domi. Acho que ela é uma ótima personagem.
OBSHello, friend. Eu farei review de todos os episódios da segunda temporada de Mr. Robot, então se você quiser acompanhar a série comigo, curta a página do blog no facebook clicando aqui para ficar sabendo quando a review sair. 
E você, o que achou do episódio? E da review?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D