terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Animais Fantásticos e Onde Habitam - Primeiro Trailer

Confesso que quando o filme de Animais Fantásticos e Onde Habitam foi anunciado, não levei muita fé nele. Achei que teriam que criar muita coisa para construir uma trilogia. Porém, o nome J.K. Rowling no roteiro me deu aquela pontinha de expectativa, já que sou muito fã dela. Com o lançamento das primeiras fotos, essa expectativa foi aumentando e agora com o trailer que acabou de sair, posso afirmar uma coisa: pode ter Batman v Superman, Guerra Civil, Deadpool, Esquadrão Suicida, mas o meu filme mais esperado é sem dúvida nenhuma Animais Fantásticos!

Hoje, foi lançado o primeiro pôster oficial do filme e o primeiro trailer. Por isso, resolvi escrever sobre o que estou sentindo ao ver o universo Harry Potter, de novo, sendo representado em live action.
Primeiro Pôster
Clique para ver em tamanho maior.
Primeiro Trailer


Sobre o Trailer
O trailer começa com a voz de Eddie Redmayne (Newt Scamander) falando Lumos Maxima, feitiço utilizado para acender a varinha com uma luz forte. Aqui, já temos algumas referências. A primeira coisa que pensei foi no começo do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, onde Harry treina o mesmo feitiço no quarto da casa dos tios dele. Porém, indo mais além, o feitiço pode significar um retorno, uma forma de iluminar a vida dos Potterheads que ficaram totalmente no escuro após o fim da franquia de filmes em 2011. De toda forma, só essa introdução já valeu mais que 2015 inteiro!
Um tom sombrio preenche um salão enorme e cheio de pessoas onde Katherine Waterston (Porpentina "Tina" Goldstein) conta para Carmen Elizabeth Ejogo (Seraphina) que um bruxo chegou em Nova York com uma maleta cheia de criaturas e algumas escaparam. Algumas coisas podemos ver e outras, só supor. Tina Goldstein é uma ambiciosa trabalhadora da Macusa, Congresso Mágico dos Estados Unidos da América (versão americana do Ministério da Magia) que foi rebaixada de cargo e perde a chance de mostrar suas habilidades, pois defendeu a pessoa errada. Já o papel de Seraphina na história, não foi revelado, mas há uma grande possibilidade dela ser a Chefe do Congresso, ou Primeira Ministra.
Podemos pensar nisso, já que Tina se reporta à ela para dar a notícia e Seraphina está em destaque no salão, enquanto vários bruxos se encontram em uma espécie de arquibancada. Só por essa tomada podemos ver a produção incrível do filme. O figurino de Seraphina é bem imponente, assim como o cenário. Podemos ver o símbolo da Macusa atrás de Seraphina, assim como um pouco das janelas e paredes do local. Para entender melhor essa cena, é necessário saber uma coisa: na época, a comunidade bruxa norte-americana temia muito a exposição do mundo bruxo aos trouxas. Logo, não é de se espantar que o poder máximo bruxo de Nova York seja avisado quando um inglês chega na cidade e deixa escapar uma série de criaturas que podem comprometer a discrição do mundo bruxo perante o mundo trouxa.
Vale notar que o filme se passa, aproximadamente, na década de 1920, nos Estados Unidos e, supostamente, o maior poder bruxo da cidade mais importante do país é uma mulher negra. Claramente, J.K. Rowling quer dizer que somos trouxas (ou No-Maj, equivalente da palavra "Trouxa" em inglês americano) mesmo. Mesmo após cem anos, nós trouxas, ainda discriminamos nossos iguais por causa da raça e do gênero. Isso não ocorre no mundo mágico, apesar de existir o preconceito com os ditos sangues ruins. Achei uma ótima mensagem da autora e serviu para calar a boca de várias pessoas que já estavam acusando o filme de racista sem saber quase nada sobre ele.
Entre as tomadas, aparece uma mensagem para os espectadores: “Em 2016, a escritora J.K. Rowling te convida a retornar ao mundo mágico”. Quer algo mais chamativo que isso? ME CHAMA QUE EU VOU. O que eu gostei bastante foi o tom sombrio e misterioso que empregaram principalmente nesse “convite”. Podemos ver relevos de materiais diversos que eu não consegui identificar e até de uma pena. É muito legal que o filme se leve a sério e seja algo maduro, sem perder a magia.
No restante do trailer, podemos ver Colin Farrell (Graves) em um lugar totalmente destruído. Provavelmente, esse lugar é o apartamento onde Newt Scamander está hospedado, já que em uma cena do trailer podemos vê-lo sentado em um quarto bem simples. Graves é um Auror, bruxo que luta contra as artes das trevas, e é o braço direito do Primeiro Ministro Bruxo, ou como estamos supondo, Primeira Ministra Bruxa. Logo, ele poderia estar ali tentando deter a criatura que escapou da mala de Newt ou então, ver o estrago ocasionado pela criatura para tentar identificá-la e saber como agir.
No fim do trailer, podemos ouvir a voz de Tina dizendo “Sr. Scamander” e Newt aparece na rua soltando um feitiço que quase me derrubou da cadeira, rs. Provavelmente, ele encontrou alguma criatura e estava tentando pará-la. Após isso, podemos ver a logo de Animais Fantásticos e onde habitam sendo mostrada da mesma forma que as logos de Harry Potter, em especial a logo de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2. Por um momento, achei que ia tocar Hedwig’s theme, mas acho que se fizessem isso, teria um surto coletivo de paradas cardíacas no mundo. E por mais épico que isso seria caso acontecesse (não a parte dos infartos, mas a parte da música), foi ótimo não ter acontecido para separar as duas sagas de forma plena. Ainda que Harry Potter e Animais Fantásticos compartilhem o mesmo mundo, temos que entender que são duas histórias completamente diferentes.
Uma coisa que me chamou bastante atenção foi a trilha sonora. Uma das coisas que mais gosto em Harry Potter parece estar fortemente representada aqui nessa série também. A trilha deixa tudo mais sombrio, misterioso e dá aquele tom de magia inigualável. É de arrepiar!
Logicamente, esse é o primeiro trailer e foi chamado pela Warner de “Trailer de Anúncio”, ou mais ou menos isso. Seria uma espécie de teaser. Ele foi responsável, basicamente, por contar a sinopse do filme e nos mostrar um pouco do clima que poderemos conferir nas telonas ano que vem. Minhas expectativas para esse filme, agora, tendem à infinito. Já podem me levar para 17 de Novembro de 2016, por favor!
OBS: Se você chegou no blog através dessa coluna e quer saber mais sobre esse espaço, leia a minha primeira coluna explicando o blog clicando aqui. Não deixe, também, de curtir minha a página no Facebook clicando aqui e de participar do sorteio de final de ano clicando aqui!
E você, o que achou do Trailer? E da análise?
Comente aqui embaixo! Sua opinião é importante! :D