segunda-feira, 11 de abril de 2016

Animais Fantásticos e Onde Habitam - Segundo Trailer

Começo esse texto dizendo para vocês: eu não estou sabendo lidar com esse novo teaser de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Por mais que eu já estivesse surtado após o primeiro teaser que saiu, eu ainda estava tentando ser cético em relação ao filme e não esperar demais. Isso acabou ontem. O potterhead que estava mais ou menos hibernando dentro de mim, consumindo apenas releituras de livros, Funkos e textos do Pottermore, acordou de vez e já concentrou toda a minha atenção para Novembro. Por isso, resovi fazer mais um texto sobre minhas impressões sobre o novo trailer. 

Confira o vídeo aqui:


O trailer começa com Eddie Redmayne (Newt Scamander) chegando em Nova York de barco, enquanto uma voz que não faço ideia de quem seja começa a dizer que ele foi expulso de Hogwarts por se envolver com uma criatura perigosa, mas que um professor em especial foi totalmente contra a expulsão. Para finalizar, a voz pergunta porque Alvo Dumbledore gostava tanto de Newt. Paralisia completa. Sério, quando eu ouvi “Albus Dumbledore” eu nem sei o que senti. Acabou que o restante do trailer passou e eu nem me concentrei porque ainda estava pensando naquilo. Tive que voltar e rever para poder conseguir captar o resto.
Surtos à parte, dentre as cenas que podemos ver nessas primeiras tomadas, conseguimos identificar mãozinhas finas querendo escapar de dentro da mala de Newt. Assim como muita gente, também acho que seja um Tronquilho, criatura que aparece pela primeira vez em Ordem da Fênix (livro). Ele protege as árvores e se alguém tenta atacá-las, ele se transforma em uma criatura agressiva, parte para cima do agressor e arranca os olhos com os dedos finos e afiados. Quero muito que seja ele mesmo. Será bem legal ver esses animais que ficaram de fora das adaptações, mas que estavam lá nos livros. Dá aquela nostalgia em lembrar de Harry, Rony e Hermione enfrentando eles nas aulas do Hagrid.
Agora vou voltar para a citação de Hogwarts e Dumbledore no trailer. Como apontei no primeiro que saiu, a única conexão que fizeram de Animais Fantásticos e Onde Habitam com Harry Potter foi colocar o nome da J.K. Rowling como roteirista e o convite dela para retornar ao mundo mágico. Aqui, é bem diferente. Ao citar Hogwarts, o lugar mais famoso da saga, e Dumbledore, o bruxo mais poderoso da saga, o trailer amarra o público e diz “OH, isso aqui é da mesma história de Harry Potter, hein?”. Só que essas menções podem ir muito além do que apenas referências para os fãs e podem indicar um futuro…
Algumas cenas depois, aparece um homem lendo um jornal bruxo que deve ser a versão americana do Profeta Diário. Nele tem uma chamada de matéria que me fez enlouquecer mais ainda. Não fui eu que vi, acabei achando no Twitter, então clique aqui para ver. O texto diz “Gellert Grindelwald international wizard hunt intensifies” ou em tradução livre, “Caça ao bruxo internacional Gellert Grindelwald se intensifica”. Para quem não sabe ou lembra, Grindelwald era amigo de Dumbledore, mas acabou indo para o lado das trevas e formou um exército que espalhou horror pela Europa. Quando a situação ficou muito crítica, Dumbledore finalmente resolveu enfrentá-lo e, no que dizem ser o maior duelo entre bruxos de todos os tempos, ele o venceu. Com a vitória, Alvo ficou com a Varinha das Varinhas que Grindelwald possuía na época. Varinha essa que é dita como a mais poderosa de todas por ser uma das relíquias da morte.
Tudo isso para dizer que: será que veremos essa história nas telas? O duelo aconteceu em 1945 e já vemos indícios na década de 20 de que Grindelwald já é reconhecido pelos seus feitos. Isso indica que J.K. Rowling continua afiada em ambientar toda sua trama e não deixar nenhuma ponta solta. Isso também pode indicar que, se Animais Fantásticos e Onde Habitam der certo, mais filmes podem vir. Imagina se vão fazendo filmes cronológicos sobre o mundo bruxo até acabar com o Harry sendo atacado por Voldemort quando criança? Seria algo maravilhoso e possivelmente está nos planos da Warner Bros. Vamos escrever, J.K.!
Parando de viajar nas teorias e voltando ao trailer, rs, eu quero sinalizar aqui a produção impecável desse filme. Os cenários estão gigantescos e completamente detalhados. Os figurinos também estão muito bonitos. A trilha sonora, mais uma vez, não desaponta e dá todo aquele tom mágico do universo mesclando drama e fantasia. Porém, nada supera Hedwig’s Theme vulgo “música do Harry Potter”. Aliás, gente, por favor, vamos adotar “Hedwig’s Theme” para a vida porque toda vez que leio “música de Harry Potter” me dá coceira de tão nervoso que fico. Eu sei que é a música mais icônica da saga, mas ela tem um nome. Pro bem desse Potterhead que vos escreve, vamos repassar isso! *Momento campanha/desabafo*
Enfim, parece que esse trailer veio para desmentir várias coisas que escrevi sobre o outro trailer. Eles realmente colocaram Hedwig’s Theme para tocar e quase enfartaram o mundo todo em uma tacada só. Mais uma vez foi uma forma de conectar os dois mundos além de fazer os fãs mais fervorosos, eu incluso, quase cair da cadeira. Eu já estava achando a trilha sonora muito bonita e emotiva porque claramente segue a mesma linha da saga Harry Potter. Quando o tema começou a tocar eu fiz quase aquele meme do carinha jogando a mesa pro alto hauhsuhauhsa. Foi tipo “não acredito que vocês estão fazendo isso comigo!”.
Outra coisa que acho válido comentar é que parece que nos EUA vai ter uma eleição dos trouxas. Será que é para presidente? Seria muita coincidência, mas não duvido nada vindo de J.K. Rowling. O que me deixou impressionado é que parece que algum animal vai invadir o discurso de um candidato e isso deve dar uma treta federal. Essa é a base do filme: criaturas mágicas soltas em uma Nova York onde os bruxos tem muito medo de se exporem aos trouxas. Imagina um ataque em um grande evento trouxa por um ser sobrenatural? Treta mágica maligna.
Nos minutos finais, temos feitiço, aparatação e criaturas mágicas, que é o equivalente bruxo a tiro, porrada e bomba. Isso mostra que o filme vai ter muita ação e usar recursos do mundo da magia sem necessariamente explicá-los, já que já apareceram na saga Harry Potter. Isso é algo, de certa forma, corajoso já que você supõe que todos conhecem o universo e, de certa forma, restringe o público. Porém, é um grande presente para os fãs e acho que não poderíamos esperar menos de J.K. Rowling.
Uma última coisa importante para se mencionar é a diferença entre os dois trailers. O primeiro, foi bem mais sombrio e adulto e esse está muito mais fantasioso e engraçado. De fato, o filme deve mesclar doses de drama e humor da forma única que a autora tem de contar uma história. Ao mesmo tempo que será fantasioso por trazer criaturas como o Pelúcio, criatura preta de focinho longo que é usado para buscar tesouros, terá temas adultos, como a política de preservação da comunidade bruxa de Nova York e dos Estados Unidos. Resumindo: deve estar na mesma vibe que a maioria das histórias de Harry Potter. Algo com profundidade, que consegue entreter e divertir todas as idades. Se eu estou ansioso? Imagina...
OBS: Se você chegou no blog através dessa coluna e quer saber mais sobre esse espaço, leia a minha primeira coluna explicando o blog clicando aqui. Não deixe, também, de curtir minha a página no Facebook clicando aqui!
E você, o que achou do Trailer? E da análise?
Comente aqui embaixo! Sua opinião é importante! :D