sábado, 17 de setembro de 2016

Mr. Robot - eps2.9_pyth0n-pt1.p7z

Depois de um eps2.8_h1dden-pr0cess.axx que foi uma bela preparação para o final, Mr. Robot volta com um eps2.9_pyth0n-pt1.p7z que foi, de longe, o episódio mais louco da série até agora para mim. A primeira parte da season finale parece trazer várias respostas, mas acaba trazendo ainda mais perguntas. Se Elliot pudesse ver a série, ele não precisaria se drogar mais para ficar alucinado. Mr. Robot, por si só, é puramente alucinógena.
Atenção: O texto a seguir tem SPOILER do s02e11 de Mr. Robot.
Antes de começar a review, mais uma vez terei que me corrigir aqui. Por algum motivo que eu não consegui encontrar (sim, eu procurei bastante!!111), desistiram na última hora de exibir dois episódios nessa semana. Até semana passada, no IMDB, que é o site que pego todas as informações oficiais sobre basicamente tudo de filmes e séries, estava que as duas partes passariam nessa semana. Até porque não tem lógica fazer um episódio duplo se eles serão exibidos em dias diferentes. Na prática funcionam como dois episódios separados, o que não era previsto.
A própria season premiere dupla confirma isso. Por mais que tenham liberado a primeira parte no Youtube americano antes, não deixaram de passar na TV também no dia oficial da estreia. Outro fato que comprova isso é o título dos episódios: eps2.9_pyth0n-pt1.p7z e eps2.9_pyth0n-pt2.p7z. Então, só para esclarecer: eu ainda não estou louco e nem passo informações erradas, mas não dá para prever quando serei trollado por canais de TV americanos. E se alguém souber a razão dessa mudança repentina, por favor, comente porque isso não sai da minha cabeça.
Vamos agora para o episódio propriamente dito. Sabemos que um casal parou em frente da Angela no final do episódio passado. Agora, vemos ela sendo levada dentro de um carro para algum lugar. Primeiro, queria entender como ela foi parar ali sem ao menos lutar para sair dessa situação, porque ela parece muito de boa para quem foi “sequestrada”. Ela entra em uma casa desconhecida naturalmente, sem reagir contra e nem nada e depois ainda se deixa trancar em um quarto completamente macabro, que poderia ser um novo cenário para Jogos Mortais. Sério, não dá para entender. Eu comecei a achar que isso era uma alucinação do Elliot por causa do início do episódio com “Mente acordada, corpo adormecido”.
Falando sobre o quarto, vou ter aqui um momento easter egg que o pessoal do Reddit achou e quando eu olhei, quase enlouqueci. No episódio passado, havia algumas frases onde se usava palavras envolvendo audição de um jeito não usual. Havia também quadros que mostravam orelhas e planos de câmeras que focavam nessa parte do corpo dos personagens. No começo do s02e05, há um som super estranho do nada, um chiado super estridente e louco, mas é Mr. Robot e a gente aceita isso de boa, porque louco é o normal da série. Só que um engenheiro de áudio ouviu aquilo e logo percebeu que se tratava de uma imagem que foi renderizada como áudio. Então, ele processou o áudio e achou essa imagem aqui (clique aqui para ver a imagem). Para quem reparou, essa imagem estava no quarto, em um quadro.
O mais importante de tudo agora é entender o contexto disso. Vamos lá, a imagem mostra um gato segurando um galho de árvore com os dizeres “Segure firme”. Primeiro, a Angela passou a temporada toda rodeada por mantras em imagens e sons. Esse é mais um deles, mas acho que tem um contexto ainda mais diferente. No quarto também havia um aquário com um peixe e o aquário estava sendo esvaziado lentamente. Parece que tudo foi um jogo psicológico para pressionar Angela e colocá-la em uma posição de limite e contra o tempo. Tempo esse que é a marca de Whiterose. Com certeza há muito mais nessa sala para compreender.
Finalmente podemos entender toda a movimentação da Evil Corp e um pouco da Dark Army também. Sabemos que o ministro Zhang/Whiterose estava negociando com Phillip, o CEO da Evil Corp, pelo projeto no local em que os pais de Elliot e Angela morreram. Com as ações de Angela, Phillip ganhou uma vantagem e uma moeda de troca para que a China emprestasse dinheiro para Evil Corp, já que o governo americano não liberou mais nem um cent. Nesse episódio, vemos que a transação ocorreu, mas o melhor ainda é saber qual é o próximo passo de Phillip. Ele quer que a Ecoin, moeda virtual criada pela Evil Corp, tenha o mesmo valor que o dólar.
Com isso, ele resolveria o problema da economia, bateria de frente com o Bitcoin, que está crescendo e tem a mão da China, e passaria a controlar, potencialmente, todo o dinheiro do mundo. Isso é insano já que o grande hack foi justamente para acabar com o poder que a Evil Corp tem na vida das pessoas e Phillip está usando isso para ter ainda mais poder. A grande questão é que Whiterose sabe das intenções de Phillip, então isso quer dizer que já há um plano pronto para o contra-ataque, que provavelmente é a Fase 2. Whiterose jogou a corda pro próprio Phillip se enforcar. Se ele perder esses dois trilhões do empréstimo, ele está acabado.
Voltando para Angela no quarto, quando apareceu a garotinha loira, pensei “pronto, essa é a Angela mais nova. Será que ela também tem alucinações e nada disso está acontecendo?”, mas não, era só um teste psicológico para saber se Angela valia o tempo de Whiterose. O mais surpreendente é que ela não só valia o tempo, quanto valia vinte e oito minutos, bem mais que o encontro que Whiterose teve com Elliot na temporada passada. Isso colocou muitas pulgas atrás da minha orelha. Ainda mais pelo teor da conversa. Parece que Angela é tão importante para tudo o que está acontecendo quanto Elliot. Parando para pensar, Cisco deu o CD que começou o hack para o namorado da Angela e, assim, ele conseguiu pressionar Angela a colocar o CD na Allsafe por meio de chantagem. Agora mais do que nunca, isso parece não ter sido uma grande coincidência.
Em uma outra review, eu disse que parecia que Whiterose conhecia Elliot de algum lugar, já que seria meio sem noção a ligação acidental da chefe de uma grande organização hacker chinesa com um simples e desconhecido hacker americano. Nessa conversa, Whiterose dá a entender que a mãe de Angela e o pai de Elliot morreram por uma razão e uma causa. Estou começando a suspeitar que o projeto de Whiterose/Zhang sempre foi destruir a Evil Corp e libertar o mundo desse controle e a localidade do acidente seria por onde tudo iria começar. Ele/Ela queria que o projeto fosse adiante para que ocorresse o acidente e isso, de certa forma, atingisse a reputação da Evil Corp. Depois da morte dos pais de Angela e Elliot, começou a monitorar os filhos e viu neles a oportunidade de explorar a morte dos pais para fazê-los ir contra a organização. Agora, está usando toda essa história de projeto para que haja uma moeda de troca entre China e Evil Corp. Além disso, eu entendi que esse local e projeto seria a maior conexão que Zhang tem com a Evil Corp, então se Angela acabasse com isso, ela acabaria com o que une Whiterose e Evil Corp.
Outro ponto interessante é que, por mais que Whiterose esteja vigiando Angela e Elliot, ela não sabe o que fazer com Angela. Ela é uma variável incompreensível que fica aparecendo em todos os lugares sem um propósito. Acompanhamos a história de Elliot e dá para enxergar que muito do que ele faz há um porquê e muita coisa envolvida por trás, inclusive Mr. Robot, que parece ter ligação com Whiterose. Só que Angela não. Tudo o que Whiterose quer é que Angela confie, acredite e largue a vingança pessoal dela. Até porque talvez essa vingança não faça sentido se a mãe dela escolheu morrer pela causa de Whiterose e Angela precisa acreditar nisso. Parece claro agora que Mr. Robot é a ponte entre Elliot e Dark Army porque o pai do Elliot foi o começo dessa ligação, considerando que ele morreu por causa do plano de Whiterose.
Quando aparece o Elliot acordando e repetindo aquele mantra, eu já comecei a pensar que tudo o que ocorreu nesse episódio foi um sonho dele. Só que foi justamente o contrário e esse é o pulo do gato para o final do episódio. No momento em que ele está “acordando”, na realidade ele está começando a sonhar. Dá para perceber isso se você reparar que enquanto ele está observando o Mr. Robot, você escuta a voz dele repetindo o mantra do “Mente acordada, corpo dormindo”. Isso pode indicar que nada do final do episódio aconteceu de verdade, mas foi o subconsciente do Elliot seguindo o subconsciente do Mr. Robot. Para muito além disso, tenho a teoria de que na realidade tudo foi encenado por Mr. Robot para passar um recado para Elliot.
Vejamos, no episódio passado, Elliot recebeu a ligação de Tyrell e descobriu o endereço dele, supostamente. Orquestrar um encontro fake com Tyrell, seria uma forma de acalmar Elliot nessa loucura dele em saber se ele está vivo ou não. Ele demonstrou esse descontrole dentro do táxi. Tyrell fala que eles não podem se encontrar agora e também cita a fase dois. Nas reviews passadas, conjecturei haver uma outra personalidade que estaria escondendo Tyrell de Elliot e Mr. Robot. Essa personalidade também estaria ligada à fase dois. Porém, agora fica claro para mim que sempre foi Mr. Robot. Ele mostrou para Elliot que tinha matado Tyrell para que Elliot não fosse procurá-lo. Enquanto isso, Tyrell, na minha concepção, está na China cuidando da fase dois e servindo de ponte entre FSociety, ou puramente Elliot/Mr. Robot, e Dark Army. A passagem do táxi, para mim, foi como uma preparação que o Mr. Robot fez para o Elliot entender que Tyrell está vivo e participando da fase dois.
O que reafirma essa minha “tese” é que Mr. Robot já foi capaz de criar realidades completas. Ele fez toda aquela encenação da sitcom dos anos 80/90 e provavelmente simulou o Tyrell atendendo a ligação do Elliot, já que ele não ligaria para um dos mais procurados dos EUA dentro de uma prisão. Muito provavelmente, é ele quem está mandando os presentes para Joanna e, de alguma forma, fazendo um telefone ligar para ela daquela localização. Para mim, Tyrell está na China sendo protegido por Whiterose e preparando tudo para a fase dois. Semana que vem, enfim, teremos respostas para todas as nossas perguntas, ou só mais perguntas porque isso é Mr. Robot .
Alguns comentários breves, mas não tão importantes:
- É sempre interessante ver como a série trata da relação entre a solidão e a tecnologia. A interação entre Domi e Alexa, inteligência virtual, é incrível.
- Domi disse que morreram inocentes naquela lanchonete. Cadê Darlene e Cisco? Será que eles morreram?
- BD Wong rouba a cena como Whiterose. É uma pena que, ironicamente, a personagem tenha pouco tempo de tela ao longo da temporada.
- Eu ainda quero entender o porquê de não exibirem as duas partes juntas.
OBSHello, friend. Eu farei review de todos os episódios da segunda temporada de Mr. Robot, então se você quiser acompanhar a série comigo, curta a página do blog no facebook clicando aqui para ficar sabendo quando a review sair. 
E você, o que achou do episódio? E da review?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D