quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

One Day At a Time

Muito provavelmente você nem deve ter ouvido falar nessa série e ela deve ter passado batido dentre as várias adições semanais da Netflix. Eu compreendo, afinal, eu só fui vê-la através de uma indicação (Obrigado, Juk!) e porque cada episódio tem no máximo trinta minutos. O meu texto é exatamente para você que está lendo parar tudo o que você estiver vendo e correr pra ver essa série incrível. Sério, obviamente não vi todas as séries da Netflix quem consegue algo assim?, MAS posso afirmar com quase 100% de certeza com margem de erro de 90% para mais ou para menos que essa é a melhor dramédia (drama + comédia) da Netflix que você respeita!, quiçá do mundo. Depois dessa introdução nada exagerada, vamos à crítica.

Antes de você correr pra ver o Piloto, se decepcionar, voltar aqui e querer me xingar, vamos à alguns fatos. Primeiro, Netflix está difícil de acertar em Pilotos. A maioria das séries tem um primeiro episódio que não diz a que a série veio. O dessa, não é engraçado, não te faz ter interesse pelos personagens e nem apresenta os dramas que a produção tem ao longo dos episódios. Ele dá uma pincelada geral em muita coisa e acaba não dizendo nada. Porém, à medida que você vai avançando na história, tudo ganha uma nova perspectiva. Você começa a se conectar com os personagens, as atuações vão aparecendo mais orgânicas, o roteiro fica ligeiramente mais engraçado e tudo começa a se ajeitar.
A grande questão é que One day at a time não é aquela comédia que vai te fazer rir até perder o ar. Ela é uma comédia mais leve, que vai te fazer colocar um sorriso no rosto e, porque não, te fazer dar leves risadas, assim como a maioria das comédias atuais. Eu falei sobre mil coisas e ainda não disse sobre o que é a série. Aqui está a Sinopse: “Uma família americana com raízes próximas em Cuba, composta por uma mãe recém-divorciada e ex-militar que precisa criar sua filha adolescente e o filho mais jovem, com a ajuda de sua mãe, uma cubana conservadora, e seu amigo Schneider.”. Sim, parece uma sitcom normal como outra qualquer, mas é aí que somos surpreendidos por vários temas bem atuais.
Feminismo, religião e xenofobia são alguns dos vários assuntos que são tratados de forma leve, mas com o drama e seriedade necessários. Quando você percebe, está conectado com a família e com os problemas de cada um, ainda mais que cada personagem tem uma evolução diferente. Os atores tem uma química ótima e conseguem entregar um relacionamento verdadeiro e natural. O destaque na comédia vai para Rita Moreno (Lydia), que faz uma cubana super tradicional e consegue trazer de forma cômica uma identificação com as avós em geral. Já na parte do drama, Justina Machado (Penelope) mostra porque foi escolhida para ser a personagem principal, conseguindo emocionar poucos minutos depois de fazer rir.
One day at a time é aquela grata surpresa que qualquer pessoa que gosta de séries quer ter. Ela consegue ser leve e ao mesmo tempo tratar de assuntos sérios sem pesar a mão. Debate temas super importantes pros dias atuais e dá visibilidade para uma porcentagem da população americana que às vezes passa despercebida: os imigrantes, que agora estão em voga por questões polêmicas. Sem dúvida nenhuma, é a combinação perfeita de diversão com conteúdo.
OBS: Curta a página do blog no Facebook clicando aqui para saber quando a próxima coluna sair e poder sugerir futuros temas pro blog.
E você, o que achou da série? E da crítica?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D