domingo, 28 de janeiro de 2018

The Post - A Guerra Secreta

Essa crítica poderia ser encerrada no momento em que eu dissesse que The Post - A Guerra Secreta (só The Post, no original) é dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Meryl Streep e Tom Hanks. O filme estaria vendido por si só e talvez nada que eu escrevesse aqui pudesse mudar a opinião de alguém diante de nomes tão fortes da indústria cinematográfica. Só que, ao mesmo tempo, a sinopse e essa equipe técnica fazem disparar todos os alertas de Oscar bait. O que não deixa de ser um fato. Nessa crítica sem spoilers, vou falar se foi merecida, ou não, a indicação ao Oscar de Melhor Filme e os méritos e deméritos da produção.
O roteiro tem uma história bem interessante e que esbarra em um tema muito recorrente hoje em dia: liberdade de expressão. O problema é que o primeiro ato acaba sendo introdutório e documental demais e isso deixa o filme um pouco arrastado. Depois disso, ele decola e somos agraciados com uma trama muito bem montada, com a dose certa de tensão e com uma direção alinhada e enérgica. Eu fiquei bem surpreso com o Spielberg aqui porque achava que tinha tudo para ele fazer um arroz com feijão, ainda mais considerando a estrutura do filme, mas fiquei feliz que ele pareceu sair do lugar comum e por diversas vezes fazer uma condução de câmera mais inventiva e menos padrão.
Outro mérito dele é conseguir usar bem os atores que tinha na mão. Cada um tem seu momento e ele consegue explorá-los de uma forma muito boa. Especialmente, quando temos Tom Hanks e Meryl Streep contracenando. É algo que, por si só, vale a pena pagar o ingresso. Falando neles, os dois são a alma desse filme e mereciam todo reconhecimento nas premiações. Ela faz um papel que na minha cabeça seria a continuação de O Diabo Veste Prada, mas não é. A beleza da personagem é justamente não ter tanta voz e força pra se impor e Streep consegue demonstrar todas as fraquezas dela aqui. Já Hanks, sim, faz o papel do homem obstinado a conseguir uma matéria e vencer o jornal rival. Ele consegue dar sua própria identidade a um personagem bastante comum em filmes e isso é um mérito grande. Acima disso tudo, o carisma inigualável dessas duas lendas levam o público a torcer por eles durante o longa e nos aproxima da história.
Dos cinco longas que já vi e que foram indicadas ao Oscar, The Post - A Guerra Secreta está na segunda posição. É muito bem dirigido, roteirizado e atuado, com todos os ingredientes para se tornar memorável. Por mais que seja uma história baseada em fatos reais, foge um pouco do tom documental que poderia deixar o filme arrastado e Spielberg consegue colocar ritmo e dirigir tão bem Meryl Streep e Tom Hanks que não dá nem para sentir o tempo passar. No final, fica o gosto de quero mais junto com a sensação de ver um filme indicado ao prêmio máximo do Oscar, que não necessariamente é contemplativo ou se escora só em maquiagem ou nos atores, mas que merece sua posição pelo bom conjunto da obra.
OBS: Curta a página do blog no Facebook clicando aqui para saber quando a próxima coluna sair e poder sugerir futuros temas pro blog.
E você, o que achou do filme? E da crítica?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D