sábado, 10 de outubro de 2015

The Flash e Arrow - Season Premiere


Nessa semana, The Flash e Arrow retornaram para mais uma temporada e é incrível como as duas séries estão mais próximas. Enquanto na temporada passada havia uma grande distinção entre elas, a Season Premiere veio para tentar equilibrar a balança. The Flash, que fez uma temporada impecável em termos de acontecimentos e revelações, começou morna, enquanto Arrow, que teve uma temporada onde não mostrou quase nada de relevante, surpreendeu e mostrou um fôlego novo para a série. O “equilíbrio” na qualidade foi resultado de um outro equilíbrio: o tom.

Por mais que tivesse seus dramas, The Flash fez uma temporada bem leve e bem humorada aliada com grandes cenas de ação. Enquanto isso, Arrow que sempre foi uma série mais dramática, ficou ainda mais dramática na temporada passada. Na Season Premiere, ocorreu uma inversão. The Flash teve um de seus episódios mais dramáticos. Foram raros os momentos de descontração. Arrow, no entanto, voltou bem mais leve e dinâmico, sem espaço para discussões profundas.
Além disso, houve uma clara mudança no ritmo das duas produções. Ironicamente, The Flash ficou para trás no quesito evolução da trama. O retorno dela foi apenas um complemento do final da temporada passada. Não teve muitas tramas realmente novas, apenas ganchos para os outros episódios. Depois de muita enrolação na temporada passada, Arrow resolveu voltar mais direto e colocou várias cartas na mesa. Agora que já comparei as duas, vou analisar o primeiro episódio de cada para falar sobre os erros e acertos isolados.

Atenção! O texto a seguir tem spoiler da Season Premiere de The Flash e Arrow.
The Flash
Eu confesso que esperava bem mais desse início. Ainda mais porque o episódio era para concluir os acontecimentos da primeira temporada e… bem, teve uma conclusão, mas não chegou nem perto do que imaginei. Eu achava que iria acontecer uma das duas coisas:
1 - Barry iria ser sugado pela singularidade e iria parar em um outro mundo (ou Terra, se preferir) e aí ele encontraria o Jay Garrick e a Caitlyn seria a Nevasca etc.
2 - A singularidade iria sugar tudo para dar lugar para uma nova realidade. Tudo isso porque eu achei que a singularidade foi criada por causa da mudança na linha temporal. Eddie se matou e com isso, Eobard nunca existiu. Se Eobard nunca existiu, ele não pôde voltar no tempo, matar a mãe do Barry e ajudá-lo a se tornar o Flash. Logo, o que poderíamos ter nessa temporada era uma versão de como a história se desenrolou na “primeira vez”. Isso porque para Eobard ter uma diferença com o Flash, o Flash teria que ter sido criado de alguma forma que não fosse através do Eobard, já que Eobard só virou o reverso no futuro porque primeiro existiu um Flash. Na temporada passada, descobrimos que o Wells verdadeiro e a esposa inventaram o acelerador de partículas em 2020 e foi nesse acidente que o “Flash original" foi criado. Eu achava que agora veríamos essa versão da história, pelo menos no início da temporada, e depois alguma coisa faria Barry ir até a linha temporal engolida pela singularidade para salvar Eddie e assim resgatar aquela linha temporal. Enfim, viajei um pouco, mas achei que poderia ser algo provável. Seria legal ver isso afetando Arrow também.
Porém, nenhuma das duas opções ocorreu. Achei bem fraco um buraco que estava engolindo carros e destruindo prédios ser fechado por uma explosão do Nuclear. Foi algo bem desproporcional com a magnitude que a ameaça merecia. Outra coisa que não funcionou tão bem foi a “saída” do pai de Barry da cidade. Barry passou a vida TODA querendo provar a inocência do pai para tirá-lo da prisão e quando ele sai, vai embora???? O QUE É ISSO, PRODUÇÃO? Essa história de “você precisa ser o Flash e não meu filho” não desceu. Com a velocidade do Flash, ele pode ser o que quiser e tudo ao mesmo tempo. Achei muito furo de roteiro isso.
Além disso, achei que a história começar seis meses depois da singularidade foi outro erro grotesco. Só depois de seis meses que o prefeito vai entregar a chave da cidade para o Flash? Flash ainda está reconstruindo Central City depois de seis meses? Barry ainda está depressivo com os eventos depois de seis meses? O advogado só entrega o pendrive do Wells depois de seis meses da morte dele? Aliás, como provaram que o Wells morreu se não havia nenhum corpo morto? Disseram que ele evaporou? São essas pequenas coisinhas que me incomodaram bastante. Demorou seis meses para acontecer isso tudo, mas só foi entregar um pendrive com a confissão de Wells que no dia seguinte o pai de Barry estava solto. Não houve uma investigação para avaliar se aquilo era verdadeiro ou se o Wells não foi coagido a falar.
Calma. O episódio também teve seu lado bom. Eu achei os efeitos especiais muito bons. Deram uma deslizada quando o meta-humano ficou maior, mas, no geral, acho que estava melhor do que a temporada passada. Gostei também do “meta-humano do dia” não estar ali só para ameaçar a cidade como sempre, mas sim por um propósito: foi o Zoom que mandou. Só de falarem no Zoom de cara fiquei feliz porque isso fez com que o episódio andasse ao invés de ficar no mesmo lugar. A melhor coisa, no entanto, ficou com a  aparição de Jay Garrick (Joel Ciclone em tradução livre brasileira). Achava que ele iria aparecer mais para frente. A presença dele com a citação do Zoom me deram ânimo para essa temporada diante de tanta coisa errada que vi.
Por mais que tenham se atrapalhado na conclusão dos plots em aberto e feito um episódio muito dramático e “pesado”, eu espero que The Flash consiga decolar como fez na temporada passada. Há uma gama grande de histórias para serem exploradas e contamos com um elenco bastante entrosado. Só vai dar errado se quiserem muito que dê errado.
Confira a promo do próximo episódio, Flash of Two Worlds:

Arrow
Eu esperava BEM menos desse episódio. Por mais que toda a divulgação tenha antecipado que o clima da série seria mais leve e que a história seria diferente, não conseguia imaginar uma mudança tão brusca. Fiquei feliz com o tom que a série ganhou. Ela se permitiu ser dramática, mas nem tanto, o que mostra uma evolução da temporada passada.
Há tempos não assistia tanta ação em um episódio de Arrow. Esse é, talvez, o carro-chefe da série e estava sendo subutilizado na temporada passada de forma sofrível. Foi muito legal ver Diggle, Laurel e Thea trabalhando em formação. Mostrou que alguma coisa estava rolando nesses seis meses que não vimos nas telas, diferente de The Flash que parou no tempo, quase. Além disso, Felicity voltou a ser aquela personagem cômica que estávamos acostumados. Até foi irônico que justamente ela, que foi odiada por muitos fãs na temporada passada por “desviar o foco”, tenha sido a personagem que tenha feito Oliver voltar para vida de Arqueiro (segundo SBT).
O fato de Damien Darhk aka vilão da temporada não só ter aparecido, mas como ter duelado com Oliver foi um outro grande acerto. Fui pego totalmente de surpresa, já que achava que isso só aconteceria na mid-season finale, assim como na temporada passada. Isso só mostra a evolução do roteiro. Além disso, todo o terror que foi feito pelo personagem foi bastante palpável e justificou bem o retorno de Oliver para a vida de justiceiro.
Só que, infelizmente, nem tudo são flechas flores e o episódio teve alguns erros também, na minha opinião. O pior, para mim, foi a parte do flashback que desde a última temporada desandou total. Oliver estava perto de casa e não estava sendo ameaçado por ninguém, mas não voltou para a família porque estava envergonhado??? Por favor, roteiristas vocês podem fazer algo bem melhor do que isso. Além disso, ele é capturado DE NOVO e mandam ele para a ilha infernal. Sério isso? Sabemos que ele não ficará na ilha até ser resgatado porque de alguma forma ele ainda vai acabar parando na Rússia. Quer dizer, ele vai voltar para a ilha agora, vai sair, vai para a Rússia e depois ainda vai para a ilha de novo e aí sim será resgatado? É muita viagem para a minha cabeça. Para mim, Oliver nunca deveria ter saído da ilha nos cinco anos que ficou desaparecido. Isso foi o maior tiro no pé do roteiro da série.
Por mais que o drama não tenha sido tão pesado, ainda tivemos uma dose considerável. Sério que depois de seis meses Diggle ainda não desculpou Oliver? Todas as cenas dos dois, para mim, foram chatas. Outra coisa que ainda me irrita um pouco é essa briguinha entre o Lance e o Oliver. OK, Lance tem todos os motivos para odiá-lo, mas ele precisa reconhecer que sem o Oliver, Star City ficou entregue. Já está na hora disso acabar, mas se bem que o fato de Lance estar “trabalhando” para Darhk só aumente ainda mais a tensão entre os dois.
E agora, vamos para o ponto alto do episódio: o Flashfoward (coisa que eu amo):
Bem, alguém vai morrer e Oliver vai ficar desolado. Um QUEM MORRE? sempre chama atenção de todo mundo e aposto que a audiência da série vai crescer bastante com esse. Já li algumas teorias sobre a cena e ainda não li algo muito convincente. Uma coisa eu tenho quase certeza: não foi a Felicity. Escrevo isso porque a série quer desesperadamente que acreditemos que foi ela. A descarto por isso. Li em algum lugar que se fosse a Felicity, Barry não se atrasaria, mas acho besteira. Ele iria falar pra cidade dele “Central City, te vira aí com o Zoom que agora eu tenho que ir no enterro de uma amiga minha.” Não, né, por favor. Ele conhecia e gostava da pessoa também, tanto que ele estava arrasado. Porém, o fato da Felicity só ganhar um destaque maior como namorada/quase noiva de Oliver agora é quase uma prova de que não é ela. Imagina quantas histórias não podem ser trabalhadas em cima do romance dos dois. Os produtores não fariam isso.
Então, quem poderia ser? Não acredito que seja Diggle porque ele é quase tão importante na série quanto Felicity. Os dois junto com Oliver formam o trio dessa série. Morre um e a série acaba, na minha opinião. Também não vejo Laurel morrendo. Quer queiram, quer não, ela é a Canário Negro, uma das personagens femininas mais importantes da DC. OK que a Sara morreu, mas desde o início, Laurel era predestinada a ser a Canário. A não ser que eles queiram fazer uma terceira Canário Negro na série (o que seria bem desgastante), não podem simplesmente matá-la. Eu acho sinceramente que pode ser o Lance. Até porque, além disso abalar Oliver, abalaria Laurel também. Lance culpou Oliver por todo mal que está acontecendo na cidade e com a morte dele, Oliver se sentiria bem culpado e isso o faria ir com sangue nos olhos para cima do Damien Darhk. Barry pode não ter tido muito contato com ele (ou contato nenhum), mas Lance já ajudou Joe e Cisco na investigação sobre a morte do Wells. Pode ser que Joe e Cisco tenham ido para o enterro e Barry foi depois para consolá-los e por isso ficou triste pelos amigos perderem um conhecido. Enfim, teorias e teorias.... Você tem uma? Comente aqui embaixo!
OBS: Se você chegou no blog através dessa coluna e quer saber mais sobre esse espaço, leia a minha primeira coluna explicando o blog clicando aqui. Não deixe, também, de curtir minha página no Facebook clicando aqui.

Confira a promo do próximo episódio, The Candidate:

E você, o que achou dos episódios? E da coluna?
Comente aqui embaixo! Sua opinião é importante! :D