sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Mr. Robot - eps2.7_init_5.fve

Depois de um eps2.6_succ3ss0r.p12 que jogou um balde de água fria em todo mundo, Mr. Robot volta com um eps2.7_init_5.fve que, finalmente, trouxe explicações e ainda mais perguntas. Foi uma verdadeira preparação para o final da temporada, que termina daqui a duas semanas. Não sei porque, mas minha cabeça tinha programado que semana que vem já era a season finale, mas não é. Se em alguma review eu dei a entender isso, me desculpe.

Atenção: O texto a seguir tem SPOILER do s02e09 de Mr. Robot.
O episódio começa com um… advinha… FLASHBACK! Porém, dava para notar que era um flashback no primeiro segundo de cena. Pela primeira vez não caí nessa armadilha e nem precisei do alarme para isso. Basicamente, o que todos especularam aconteceu. O namorado da Krista denunciou Elliot pelo hack e pelo roubo do cachorro que vale constar é estimado em mil e duzentos dólares. Fico embasbacado por quanto dão em um cachorro, sendo que tem vários prontos para doação, mas isso não vem ao caso. O que me impressionou, por um lado e por outro não, foi o Elliot se declarar culpado. Eu tinha levantado essa bola na review passada, mas o que aconteceu na série foi meio estranho. Ela tava muito fora da casinha, até para o padrão dele. Seria talvez uma outra consciência assumindo o lugar naquela hora? Tudo bem que ele também quis se entregar pro Ray, mas ele tava “lúcido” naquele momento, diferente de quando ele estava se entregando. Muito estranho.
Ray é um diretor da prisão, Leon é um preso que estava lá e que se interessa por Elliot (sabemos que foi por causa de Whiterose) e a “mãe do Elliot” na realidade é apenas uma policial. É interessante ver a cronologia da série. O grande hack foi no dia nove de maio de 2014 e podemos notar nesse episódio quando a Angela entra nos arquivos de alguém da Evil Corp, que eles estão em agosto de 2015. Definiram dezoito meses de prisão para ele, mas ele só cumpriu quinze porque a crise econômica está afetando até a prisão e estão liberando prisioneiros que cometeram crimes não violentos, como foi o caso de Elliot. O que eu acho estranho é que a pena, para mim, é muito baixa para o que o Elliot fez. Provavelmente devem ter achado os CDs com os hacks antigos que ele fez, então ele acabaria sendo julgado por muito mais, ao meu ver. Mas, de certa forma, confio na série, já que eu sei que o Sam Esmail é muito atento aos detalhes.
Angela gostou da vida de hacker e resolveu atacar de novo. Ela vai até um computador, pega as informações de login de várias pessoas, se loga na conta de alguém bastante poderoso e pega arquivos que provam que o impacto no meio ambiente, no lugar onde a mãe dela morreu, ainda está alto nos dias de hoje. Finalmente, ela fez algo que deveria ter feito no primeiro episódio dessa temporada. Ela vai em um órgão americano especializado nessa parte ambiental para fazer a denúncia, mas ela se sente completamente vulnerável pelas câmeras e resolve fugir. É isso que me faz não entendê-la. De qualquer forma, ela já tinha sido vista pelas câmeras, o que iria alterar ela saindo dali rápido ou não? A não ser que o governo não possa intervir nas ações da empresa sem a autorização dela como depoente, mas acho difícil que o pessoal com provas em mãos simplesmente deixasse essa história para lá porque a Angela não assinou algum termo. Se eles não estavam prestando atenção na área, vão começar a prestar.  
Whiterose ou Ministro Zhang, se preferir, foi falar com Phillip, CEO da Evil Corp, após urinar na lápide do último CEO da empresa, que tentou embarreirar os planos dela(e). O mais interessante nisso tudo é que o local onde fica o projeto é justamente onde ocorreu toda a tragédia que resultou na morte do pai de Elliot e na mãe de Angela. Além disso, Angela acabou de tentar parar os avanços da Evil Corp naquela localidade. Será que teremos uma morte aí? Eu sinceramente não ficaria triste. Apesar da personagem ser muito bem escrita e eu gostar da construção dela, eu a acho chata e vendida. Justamente nesse episódio que ela resolve ter uma iniciativa por si só, acontece isso… Vamos aguardar.
Quando o Elliot está no banheiro e ouve a voz do Mr. Robot eu literalmente entrei em pânico. Depois, quando ele abre a porta e o Mr. Robot está lá conversando com Darlene e Cisco, eu gelei. Passou tudo pela minha cabeça, inclusive que o pai dele esteve vivo esse tempo todo e ele não sabia. Graças a Sam Esmail, que salvou minha sanidade se ela existe essa semana, tudo só foi mais uma loucura do Elliot. Ele, de certa forma, está pifando, saindo de foco. É como se a conexão entre os dois estivesse perdendo força. Seria essa mais uma forma de mostrar que o Elliot pode estar desenvolvendo outra personalidade e ela está começando a tomar conta da parte “normal” dele? Eu só realmente queria entender como alguém pode conseguir estar conversando com duas pessoas em um cômodo e uma parte dela se imaginar dentro do banheiro pensando outras coisas e fazendo outras coisas. Se me pedirem para fazer uma conta de cabeça enquanto converso com alguém, já vai dar erro no meu sistema. Elliot deve ter uma mente muito iluminada mesmo.
Elliot usa aquela velha estratégia de guerra onde você joga verde para colher maduro. Ele hackeia o telefone de um contato direto do Whiterose e o pergunta sobre a Fase dois. Isso faz com que o homem comente com Whiterose sobre esse fato estranho. Só que o pior é que Whiterose diz que a ideia da Fase 2 foi justamente do Elliot! E aí vem a teoria que venho construindo desde o começo da review: Elliot tem uma outra personalidade. Pensando agora, essa personalidade pode ter mandado matar Romero e Gideon. Pode ser aquela parte do Elliot que está completamente envolvido com a Dark Army, talvez até de uma forma que a gente nem imagine. Isso pode parecer uma viagem enorme, mas estamos falando de Mr. Robot, você precisa viajar para entrar na onda dessa série. O que acha, friend?
Alguém bate na porta da Darlene de uma forma QUASE IDÊNTICA à batida de porta do Elliot no final da temporada passada, que vimos, nesse episódio, ser da polícia. Quando não mostrou quem era, veio dois pensamentos instantâneos na minha cabeça: ou é a polícia ou é Tyrell. Só que eu reparei que pareceu muito que Darlene olhou para duas pessoas e, nesse exato momento, Joanna estava na frente do apartamento de Elliot, então não poderia ser o Tyrell e Joanna. Acabei de pensar também que pode ser Mobley e Trenton se Sam Esmail quiser e permitir, na graça de Alan Turing!. Faz sentido ser eles, até pela urgência que quem bateu na porta estava da Darlene abrir logo. Oremos.
Para acabar, Elliot vai para o antigo apartamento e bem na frente dele está o carro do Tyrell. A câmera vai lentamente se aproximando do carro com insulfilm e cada vez mais eu fui ficando angustiado. Eu estava vendo a série deitado, mas um pouco antes da janela ser aberta eu já estava de pé do lado da televisão tentando entrar nela para poder enxergar qualquer coisa dentro daquele carro. Infelizmente, a janela abriu e só conseguimos ver Joanna falando “Oi, Ollie” e o motorista do carro, mas o ângulo que escolheram nessa cena deixa dúvida se na parte de trás do carro, ao lado de Joanna, poderia haver mais alguém. Na minha opinião, Tyrell volta semana que vem para agitar tudo para o episódio final. Será que essa “morte” não tem a ver com o fato de que de alguma forma o Tyrell está inacessível para eles por causa da outra personalidade? Como se a outra personalidade tivesse criado a ilusão de que Elliot/Mr. Robot o matou para escondê-lo dos dois e poder organizar sozinho com ele a fase dois? Teorias e teorias como sempre… Essa é a nossa vida. Esse é o nosso clube da luta.
Alguns comentários breves, mas não tão importantes:
- Bastante preocupado com Trenton e Mobley. Será que o Mobley era a pessoa que estava gemendo na casa super tecnológica da finada advogada da Evil Corp?
- Foi muito triste a cena do Elliot com a mãe. Será que ela tem algum problema de saúde ou simplesmente não gosta dele?
- Domi mostrando quem é que manda pra Angela? Não tem como não amar. O que eu fico pensando é que a Angela se encontrou várias vezes com a Darlene e inclusive na casa super moderna da advogada da Evil Corp que, na altura do campeonato, deve ter sido dada como desaparecida. Estou vendo que a Angela pode ferrar a FSociety inteira por causa do ex namorado panaca dela.
OBSHello, friend. Eu farei review de todos os episódios da segunda temporada de Mr. Robot, então se você quiser acompanhar a série comigo, curta a página do blog no facebook clicando aqui para ficar sabendo quando a review sair. 
E você, o que achou do episódio? E da review?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D