quarta-feira, 7 de setembro de 2016

The Night Of

The Night Of é uma minissérie de oito episódios da HBO que acabou na semana passada. Ela conta a história de Naz, um jovem americano com descendência paquistanesa que se envolveu com uma desconhecida em uma noite e, ao acordar, a encontrou morta na cama. No desenrolar dos episódios, acompanhamos Naz tentando provar a inocência dele enquanto a polícia praticamente já o condenou. Para quem gosta de um bom suspense policial e investigativo, a produção é um prato cheio.
OBS: Essa crítica NÃO contém spoilers.
Como falei no meu texto de primeiras impressões (clique aqui para ler), a história é bem lenta. Não que isso seja ruim, mas é preciso ficar atento para não se decepcionar. Para quem ainda não viu e pretende ver, vai ser bem mais fácil porque ela se encaixa muito bem no “formato Netflix” por ser praticamente um filme com dez horas. Assistir semanalmente foi, no começo, um pouco cansativo porque você sabe o quanto a trama tem um certo limite e você sabe que, querendo ou não, não vai acontecer nada muito revelador no segundo ou no terceiro episódio. Assistir em forma de maratona é o mais indicado nesses casos.
No entanto, tenho que reconhecer que uma das grandes qualidades dessa produção foi o tempo que ela se propôs a ter. Não foi algo corrido, nem completamente desesperado. Tudo teve seu momento, sem pressa ou atropelos. Tivemos tempo para digerir a história, conhecer os personagens e nos relacionar emocionalmente com eles de uma forma muito profunda, se considerarmos o tempo curto de exibição da minissérie. Acho, inclusive, que o roteiro se permitiu ser bem vagaroso para o público sentir o peso da lentidão da justiça e mostrar como, apenas uma noite, pode mudar completamente a vida de uma pessoa.
Para muito além de um climão thriller intenso e uma fotografia realisticamente bela, o que rouba a cena, sem sombra de dúvidas, é o elenco. Riz Ahmed interpreta um Naz completamente perdido e que tem que ir mudando o jeito de ser para se adaptar à nova realidade. A transição do ator é tão perfeita, que mesmo com a mudança de atitude e de visual, você ainda consegue visualizar o rapaz que conheceu no primeiro episódio. Jeannie Berlin entrega uma promotora, Helen Weiss, completamente determinada a incriminar Naz, mesmo que vários indícios o apontem como culpado.
Porém, quem embala a série para viagem é John Turturro com o advogado porta de cadeia Jack Stone. É muito fácil se apegar ao personagem, não só pelo roteiro e a direção, mas pela construção que o ator fez também. Há uma parte da história em que eu já não enxergava mais o personagem como coadjuvante, mas sim protagonista. Isso porque os dramas e dilemas dele acabam tendo mais peso que os de Naz. Seria legal se ele fosse, pelo menos, indicado à algumas premiações. Iria ser bem merecido.
The Night Of é uma minissérie que tem aquele timing de sucesso em produção: curta como série e longa como filme. Isso faz com que seja uma história que se consiga desenvolver bastante, mas sem cansar o público. Para quem curte o combo suspense + crime + investigação + batalhas judiciais, com júri e tudo o que tem direito, esse é um prato cheio. É só ter em mente que a história é um pouco lenta, mas que, nesse caso, isso é um aspecto positivo. O final pode, também, desapontar um pouco para quem achar que todas as perguntas que a história faz serão respondidas. No balanço geral, o desfecho é bem satisfatório e o bom desenvolvimento não deixa a peteca cair.
OBS: Curta a página do blog no Facebook clicando aqui para saber quando a próxima coluna sair e poder sugerir futuros temas pro blog.
E você, o que achou da série? E da crítica?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D