sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Arrow - Taken

Está complicado acompanhar Arrow. Depois de uma terceira temporada muito problemática, a série retornou para a quarta com a promessa de se reinventar. Por isso, trouxe até o conceito de magia, mesmo sempre se levando super a sério. Tudo estava indo OK até o último episódio do ano da temporada passada. Na volta esse ano, enquanto The Flash só foi subindo cada vez mais de nível, Arrow foi ladeira abaixo, até culminar nesse episódio que, na minha opinião, foi o pior episódio que essa temporada poderia ter. Tudo bem que o episódio não foi de todo ruim, mas o que ele trouxe em termos de história para a temporada em si foi ridículo porque ele acabou com praticamente todos os plots que a série estava construindo nesse ano.
Atenção! O texto a seguir tem spoiler do episódio 15 de Arrow.
Então, antes de começar a esculachar a série, vou falar os pontos positivos que se resumem em: VIXEN! Sim, achei super bacana a participação dela, por mais que tenha sido um tanto forçado esse crossover (claro que nada perto do crossover com Constantine). Achei a personagem bem trabalhada, com um visual bem bacana e efeitos especiais ótimos. Ela acabou trazendo uma dinâmica boa para o grupo e deu uma mexida nessa turminha do barulho.
Porém, esse foi o único ponto alto do episódio, até porque era a novidade da série. Não tinha muito como errar. Só que a Vixen também trouxe problemas para a série. A forma como ela simplesmente descobriu o amuleto do Darhk e o quebrou foi boba. Estamos há 15 episódios vendo um “vilão super poderoso” que simplesmente foi vencido quando seu amuleto super desprotegido foi pego e quebrado. Na boa… E isso porque temos um arqueiro que sobreviveu cinco anos em uma ilha e fazendo um tour pelo mundo à convite da ARGUS, a irmã do arqueiro, que também é arqueira, e que foi treinada pelo pai duMal dois anos atrás, a Canário Negro que começou a lutar já tem um ano, um ex-militar e uma hacker super habilidosa. Tudo isso com o apoio do chefe de polícia da cidade. E isso me lembra aquela luta ridícula que a equipe teve contra o Anarquia, que não tinha poderes especiais nenhum. Arrow é a primeira série com protagonismo reverso. Os vilões são tão fortes que nem uma multidão de super heróis consegue derrotar.
Se não fosse algo clichê e inesperado, o Darhk raptar o filho do Oliver poderia ser um bom plot. Mas não. E essa história só trouxe mais e mais erros para a série que insiste em bobeiras que chegam a irritar. Barry sabia do filho do Oliver e Thea também. Custava Oliver contar para a Felicity? Mais uma pessoa, menos uma pessoa, não faria diferença já que a condição da mãe era que NINGUÉM ficasse sabendo. Depois que uma pessoa soube, independia se só aquela pessoa saberia ou todo mundo ia ficar sabendo. Isso me lembra uma outra coisa que me irrita profundamente: Malcolm Merlyn ainda estar vivo. Para mim, não vejo mais espaço para esse personagem. Cada vez que ele aparece, só piora uma história que já não tem sentido. A única razão que o Oliver tem para mantê-lo vivo é ele ser o pai da Thea e essa é a razão mais furada de TODAS. Thea sempre odiou esse cara, ainda mais porque ele a fez matar uma amiga e isso acabou retornando para ela com a própria morte. Ou seja, todos os problemas que essa garota tem na vida são por causa do Malcolm e os roteiristas Oliver não quer matá-lo com a desculpa esfarrapada de quero proteger minha irmã. Não dá, gente. Ainda tem essa agora que o Darhk perdeu os poderes. Se Malcolm assumir como vilão da temporada, espero que seja para morrer no final.
Voltando ao caso do filho do Oliver: sério que pegaram a Laurel para remoer um chifre de dez anos atrás? Se chegaram nessa falta de criatividade para a personagem, é melhor matá-la. Seria mais digno. Outra coisa que percebi nesse episódio por causa do filho do Oliver foi que mesmo estando NA CARA, Darhk não sabe que o Oliver é o Arqueiro Verde, assim como basicamente todos os personagens da série não sabiam. Agora, o pior de tudo foi essa história servir como escada para uma discussão idiota entre Oliver e Felicity, que não vai levar a nada já que tem foto dos dois casando na internet, e acabar com um plot interessante, talvez o único dessa temporada: Oliver concorrendo à prefeitura. Sério, gente, se você pegar a série no episódio 1 ou 2 dessa temporada e pegar a situação em que ela acaba no episódio 15, vai ver que está na mesma. A série foi para um caminho e do nada começou a voltar e voltar até chegar exatamente de onde saiu.
Se você acha que eu não tenho mais o que falar, , deixei o melhor pior pro final. Sério, eu sempre gostei da personagem Felicity e mesmo eu achando nada a ver até hoje Olicity (simplesmente não vi construção para um relacionamento amoroso em duas temporadas), continuo gostando dela. Afinal, ela é a cota computação da série e não tem como não gostar disso. PORÉM, desde a terceira temporada ela começou a ser o muro falante das lamentações da série. Ela começou a reclamar de tudo e de todos e ser super dramática. Na quarta, ela melhorou conseguindo conciliar o drama e a comédia. Aí ela levou tiro e ficou na cadeira de rodas. Teve todo o drama dela e agora, no fim do episódio, ela simplesmente sente a perna, depois de dias e dias sem sentir, se levanta e sai da forma mais normal possível.
Ah, Brenno, ela andou por causa do chip lá”. OK, eu entendi essa parte do roteiro, mas o que eu quero dizer é: o que isso influencia na história? O que isso influencia na personagem? Nada. É como se ela não tivesse parado de andar nunca. Ficamos quatro episódios acompanhando esse drama, para nada. É nessa cena que os produtores e roteiristas da série gritam na nossa cara que não estão nem aí para essa série. Só estão nos enrolando toda semana por causa da audiência. A série está andando em círculos. Criam plots com potencial enorme, mas a execução é medíocre e finalizam de forma boba e simplória, de forma que não impacte a série de uma forma profunda, capaz de mudar o rumo. E aí essa é a hora em que você deve estar pensando: “se é para criticar, porque você ainda está vendo a série, Brenno?”. Confesso que eu ainda vejo por causa dos crossovers com Flash e por achar que a quarta temporada poderia recuperar a série, mas dependendo de como essa temporada acabar, não retornarei para a já confirmada quinta temporada. E sim, vou terminar essa temporada custe o que custar. Meu TOC fala mais alto. É uma pena que nem a Vixen com todos os poderes dela ou todos os outros milhares de super heróis da série consigam salvar essa temporada.
OBS: Se você chegou no blog através dessa coluna e quer saber mais sobre esse espaço, leia a minha primeira coluna explicando o blog clicando aqui. Não deixe, também, de curtir minha a página no Facebook clicando aqui!
E você, o que achou do episódio? E da review?
Comente aqui embaixo! Sua opinião é importante! :D