sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Mr. Robot - eps2.8_h1dden-pr0cess.axx

Depois de um eps2.7_init_5.fve que trouxe explicações e ainda mais perguntas, Mr. Robot volta com um eps2.8_h1dden-pr0cess.axx que foi uma bela preparação para o final, mesmo não trazendo nada totalmente novo. Tiveram algumas coisas boas no episódio, mas no geral eu não senti como se a série tivesse andado. Me deu a sensação de que esse episódio junto com os dois anteriores poderiam ser melhores remanejados em dois ótimos episódios. Esperava bem mais dessa semana porque na próxima já é o final da temporada. Apesar de ser episódio duplo, achava que tudo ficaria mais intenso.

Atenção: O texto a seguir tem SPOILER do s02e10 de Mr. Robot.
Após toda essa onda de Tyrell ser uma personalidade do Elliot ou Elliot ser uma personalidade do Tyrell, comecei a ver o episódio tentando buscar elementos que comprovassem ou reprovassem tais teorias. Sério, não tem como isso ser possível. Toda a conversa entre Elliot e Joanna não abre espaço para que alguma dessas hipóteses seja verdadeira. Seria forçar a barra demais falar que a Joanna estava falando com alguém querendo saber onde a outra personalidade se encontra. O fato da Joanna receber presentes pode indicar que Tyrell está vivo, mas também pode ser aquela pista óbvia demais para ser verdade. Também há a teoria de que Elliot criou uma personalidade "Tyrell" e isso pode ser até aceitável. Só que nesse caso, não só eu como o Whiterose gostaríamos de saber como faz para Elliot se dividir em três personalidades diferentes em vinte e quatro horas.
Algo que já vem sendo trabalhado tem tempo e se intensificou nesse episódio foi a relação de Tyrell com Joanna, que mostrou ser algo mais para “fazer o que o mestre mandar” do que um casamento. Tyrell é um homem sem escrúpulos, capaz de fazer de tudo para ter o que quer. Acabou encontrando uma mulher super dominadora e manipuladora. O resultado disso não pode ser bom, como não é. Eu já não sei até que ponto os desejos de Tyrell são do próprio e o que foi implantado por Joanna. É como se ela fosse o “Mr. Robot” dele. Alguém que fica ali no ouvido, como a consciência do mal, indicando que caminho deve se seguir.
A pessoa misteriosa que estava batendo na porta da Darlene era… Cisco com Vincent, um dos apoiadores da FSociety. Sim, a série tem dessas coisas, mas mesmo assim eu fico bem irritado por ser feito de trouxa. Para que esse suspense todo para nada? Enfim, pelo menos serviu para entender como está Darlene agora. Se lá no começo da temporada ela já era insegura, agora está completamente descontrolada. Ela não liga mais para quem vai morrer e nem para nada, só liga em safar a própria pele e continuar com o plano da FSociety. Me pergunto até se ela liga mesmo para Mobley e Trenton ou só está atrás deles para ter um suporte maior e mais pessoas para ajudá-la na FSociety. A fala do Cisco foi sensacional. Darlene tem feito de tudo para mostrar, inclusive para si, que ela está no controle da situação e de que tudo foi milimetricamente calculado, enquanto, na realidade, ela está só respondendo ao que está sendo jogado para ela.
Se tem algo que eu senti falta nessa temporada, esse algo foi entender como o mundo ficou após o grande hack. Nós tivemos uma visão bem detalhada de como os personagens ficaram, mas apenas flashes do mundo em si. Como Elliot ficou na prisão metade da temporada, faltou arranjar uma forma melhor de nos atualizar sobre tudo. Chegamos a ver um outro flash nesse episódio quando Elliot está no carro. As ruas cheias de lixo porque a colheita foi suspensa, pessoas indo em máquinas ver seu dinheiro virtual da Evil Corp (?). Acho que poderiam ter mostrado bem mais como a nossa sociedade ainda não está preparada para algo desse nível ou como o sistema está tão enraizado na sociedade que, mesmo desligando ele, há vários geradores de emergência. As próprias pessoas normais não aceitariam o fim de tudo tão fácil. Elas estão tão ligadas nesse pensamento que a primeira coisa que provavelmente fariam seria entrar em estado de negação e tentar reverter o problema.
Elliot resolve ajudar Joanna a hackear o celular dela para achar Tyrell e vai em uma loja comprar os equipamentos necessários. Eis que o telefone dela toca, ele atende e só ouvimos uma respiração do outro lado da linha. Ao mesmo tempo, Mr. Robot some e aí começamos a fantasiar junto com Elliot. Na minha opinião, Tyrell ainda está vivo, mas acho que quem está fazendo tudo isso é outra pessoa. Não tem sentido ele fazer esse mistério todo. Por que ele iria ligar e não falar nada? Ah, sem falar também que sempre há a possibilidade de Elliot estar imaginando as coisas. Também não duvido que aquela ligação possa nunca ter ocorrido.
No ponto mais WTF da temporada, talvez até da série, Angela chega para Elliot e diz que vai se entregar. Sério, fico pensando como conseguem escrever uma personagem assim. Primeiro que ela começou sendo completamente apática, depois evoluiu para "vou me vingar da empresa que matou minha mãe", passou para funcionária do mês da empresa que matou a mãe, depois foi para o mantra “sou perfeita e todos me amam”, passou para algo bem próximo das pessoas que mataram a mãe dela e, agora, isso. Não tem como defender.
Como uma pessoa consegue se suportar sabendo que está no mesmo lugar em que os assassinos da mãe dela estão e ficar super de boa com isso? Ah é, esqueci que ela está sendo super bem paga com o dinheiro novo da Evil Corp e mora num apê maneiríssimo. Agora, se entregar para a polícia é demais. Até porque ela é completamente desequilibrada. Se uma pessoa na esquina disser que ela é feia, ela já perde a compostura. Imagina passar por um interrogatório do FBI? Vai entregar o Elliot em uma bandeja com uma maçã na boca. Nem vou comentar aquele beijo para não escrever mais hate do que já escrevi aqui. Eu só fiquei intrigado com aquelas duas pessoas que apareceram depois que o Elliot foi embora. Não tenho noção de quem sejam.
Como sempre, se faz necessário parabenizar a direção dessa série. Aquela câmera parada de longe na última cena foi algo que não tenho palavras para descrever. Eu prestei bastante atenção e consegui reparar que a Domi entrou, começou a falar com Cisco e, quando começou o tiroteio, eles se abaixaram. A que demorou mais foi a Darlene, o que me deixou preocupado porque ela pode ter levado um tiro. Aliás, a forma como a Domi chegou até o Cisco foi incrível. Ele já estava no radar dela. Depois que ele voltou na casa da advogada da Evil Corp para pegar a fita que a Darlene gravou e deixou lá, alguém fez outro retrato falado bem parecido com o primeiro. O cerco está fechado. Já reviraram o lugar onde Darlene e Cisco estavam morando, agora a Domi deve interrogar os dois… tudo cheira mal.
Algo que não entendi nesse final foi o seguinte: parece que a Dark Army estava o tempo todo seguindo a Domi, tanto que eles chegam pelo mesmo lugar que ela chegou. Porque então, esperar ela entrar no restaurante para começar a atirar nela, podendo matar o Cisco e a Darlene que estão, tecnicamente, do mesmo lado que eles, ao invés de matá-la na primeira oportunidade em que ela estava sozinha? Será que queriam fazer uma grande queima de arquivo ali e matar não só a Domi, como Cisco e Darlene, já que eles já estavam expostos e poderiam expor a Dark Army? Seria essa a confirmação de que a Dark Army matou o Romero e o Gideon?
Voltando ao Tyrell: está vivo? Morreu? Virou personalidade de Elliot? Por que o motorista disse que ele não poderia estar naquele endereço? E o mais importante: será que teremos essas repostas na semana que vem ou só em 2017? Do jeito que a série está cheia de suspense, não duvido de nada. Quem falar a teoria certa vai ganhar um GRANDE parabéns da minha parte na semana que vem, rs.
A minha teoria é que Tyrell não morreu. Elliot desenvolveu uma nova personalidade que ocultou Tyrell com medo de que Elliot e/ou Mr. Robot o matassem. Ele forjou internamente a morte do Tyrell e o está mantendo escondido, são e salvo. Essa outra personalidade junto com Tyrell estão colocando em prática com a Dark Army a fase dois do plano. Quem está ligando para Joanna e mandando os presentes é essa outra personalidade, se fazendo passar por Tyrell. Pode ser uma espécie de programa que liga para a pessoa randomicamente. Isso explicaria Elliot achar o endereço do celular e não ter passado por lá. O Tyrell mesmo deve estar muito bem guardado ou talvez esteja na China desde o grande hack. Antes de explodir a informação, ele se mandou em algum jato privado com passaporte falso, sendo a ligação direta da outra personalidade de Elliot com Whiterose e a Dark Army. Enfim, viajei, mas depois do Elliot passar meia temporada na prisão sem a gente perceber, tudo é possível.
Alguns comentários breves, mas não tão importantes:
- Foi simplesmente sensacional como Elliot conseguiu descobrir a localização do celular. Só reforça que hack tem mais a ver com descobrir informações do que simplesmente invadir sistemas.
- Alguém conseguiu pensar em alguma teoria sobre o endereço em que o telefone está? 

- Queria entender esses apagões que estão tendo. Já é a fase dois acontecendo?
- Estou bem ansioso para a season finale da semana que vem! 
OBSHello, friend. Eu farei review de todos os episódios da segunda temporada de Mr. Robot, então se você quiser acompanhar a série comigo, curta a página do blog no facebook clicando aqui para ficar sabendo quando a review sair. 
E você, o que achou do episódio? E da review?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D