quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Entrevista OTTOWL - A Very Potter Illustrator

Essa é uma postagem super especial por diversos fatores. Para o blog, é a primeira entrevista publicada. Para mim, é relacionado à Harry Potter, que sou muito fã. E para o blog e para mim, é a oportunidade de divulgar um trabalho que eu acho incrível. Um dos principais motivos que me levam a escrever aqui, é passar pra frente ideias e compartilhar experiências. Já estava pensando em fazer uma postagem especial sobre as ilustrações do OTTOWL, mas realizar uma entrevista foi uma das melhores ideias que eu poderia ter para essa postagem e você pode conferir o porquê abaixo.
Para quem não sabe, Otavio (ou Otto, para os íntimos, ou OTTOWL, para os fãs) faz ilustrações dos livros de Harry Potter. Você pode estar pensando: “OK, há muitas pessoas que fazem fanarts, o que o diferencia dos outros?”. Primeiro, o projeto OTTOWL tem o objetivo de ilustrar os livros da saga, mantendo ela viva no coração dos fãs. Além disso, cada ilustração que ele faz é algo surpreendente e único. Ele consegue transmitir emoção através das artes, capturando a tensão ou alegria do momento com uma paleta de cores surreal e efeitos de luz e sombra de cair o queixo. Outro motivo que o diferencia é que ele também faz um trabalho freelance, colocando os fãs dentro do mundo imaginado por J.K. Rowling, com uniformes de Hogwarts, varinhas e tudo o que tem direito. Sem mais delongas, confira a entrevista e algumas artes que escolhi para ilustrar a postagem.
- Primeiro, queria fazer uma pergunta de Potterhead para Potterhead: como você se tornou fã de Harry Potter e qual é a sua relação com a série desde então?
O: Desde que me entendo por gente, eu sempre me senti ligado ao tema da fantasia, eu era fascinado! Uma menina que morava no mesmo bairro que eu estava vendendo o primeiro e o segundo livro da saga quando eu tinha uns 10 anos e desde então eu nunca mais parei de ler os livros da saga e adquiri gosto para outros temas da literatura. Antes disso eu já adorava Harry Potter, mas creio que o estopim foi quando o SBT passou o primeiro filme da saga  no meu aniversário de 7 para 8 anos, pra mim aquilo era um sinal.

- O que te levou a fazer ilustrações das passagens dos livros, além do amor pela saga?
O: O amor pela saga é o ponto principal não é? Quero dizer, de tudo que engloba as coisas que foram feitas de fãs para fãs e etc. Mas na época que decidi fazer isso foi quando eu me senti estagnado num estilo de desenho pré-determinado, muito razoável e que parecia não surtir tanto avanço na questão da minha evolução. Assim que comecei, as pessoas gostaram muito e me pediram para fazer uma página. Então aí estão os três pilares do projeto: O Amor Pela Saga, a Busca pela Evolução e o Incentivo dos Fãs.

- Na sua página do Facebook dá para ver a evolução das suas artes através dos livros. O que fez você querer aprimorar a sua técnica? Você pretende revisitar os primeiros livros agora que tem um certo “estilo” que não tinha antes de ilustrar Ordem da Fênix?
O: Eu queria trazer técnicas e representações diferentes em cada livro que eu ilustrava, como a anatomia, o traço, a expressão facial etc. Os quatro primeiros livros eu devo ter levado menos de um ano para ilustrá-los. Mas conforme foi passando o tempo, eu comecei a entender como que os álbuns deveriam funcionar (um ano por livro), assim eu ampliaria mais a quantidade de trabalho pois eu descobri que quanto mais eu produzia, mais eu melhoraria, e quando você ama o que faz, sempre haverá o que melhorar. Quanto à segunda pergunta, é um mistério até pra mim.

- Como é trabalhar com a expectativa dos fãs em cada ilustração que você faz, tanto para a página quanto no seu trabalho freelance?
O: Cada ilustração é feita com a devida atenção aos detalhes que o livro proporciona, e como eu disse antes, pra mim sempre haverá o que melhorar, então eu fico feliz quando comentam que eu evoluo a cada ilustração, mas não deixo que isso me pressione enquanto eu estou trabalhando, senão eu posso ficar mais doido que já sou.
Quanto ao trabalho de freelancer, as pessoas que fazem as encomendas (muito obrigado, aliás) sabem como é o meu traço e estilo e gostam deles, então eu me sinto muito confortável por estar trabalhando com uma técnica própria e que deixa ambos contentes no resultado final.


- Harry Potter tem muitas referências visuais como as ilustrações da Mary GrandPré e agora também do Jim Kay, além dos filmes que, mesmo não sendo completamente fiéis à obra, conseguiram deixar uma marca profunda no imaginário do mundo todo. Como você trabalha o aspecto criativo das suas artes com várias referências já estabelecidas?
O: No início do projeto, eu usava muita referência dos filmes. Mas aí eu acabei relacionando isso com algo ruim, pois eu sentia que não estava apresentando nada de novo e nada que minha imaginação possa ter criado. E eu comecei a planejar as coisas do zero, usando minha criatividade principalmente, pois o que eu mais quero é trazer uma identidade às ilustrações de tal modo que as pessoas vejam e digam “Eu conheço quem fez essa arte”.

- Desde que curti sua página, ela cresceu cerca de dez mil curtidas. A popularidade dela interfere de alguma forma no planejamento das ilustrações?
O: Não interferiu tanto quanto eu achei que aconteceria, porque desde o início eu sempre que podia fui atencioso e respondi a todo mundo, fora que sempre tive essa vontade de melhorar a cada postagem. Então a página poderá atingir 100 mil ou 1 milhão que eu nunca vou mudar o meu modo de tratá-los por isso.

- Qual ilustração você sente mais orgulho do resultado final? E por que?
O: A duas últimas ilustrações de Enigma do Príncipe são as que eu mais gosto do resultado até agora. Acho que principalmente pela simbologia que quis abordar nas duas, elas têm um significado muito grande pra mim e que de certa forma são mais diretamente relacionados ao meu trabalho que qualquer outra que já tenha feito: A ilustração da Fênix Deixando o Castelo mostra a dissipação da segurança que o Dumbledore oferecia a escola; o mundo mágico não será o mesmo; que mudanças ocorrerão; que dificuldades e obstáculos surgirão conforme o trio avançar. Apesar de tudo, a ilustração a seguir é do Retrato do Diretor, calmo e sorridente, como ele era antes de morrer, mostrando que apesar do caminho que temos que percorrer, jamais deveremos deixar nossa essência para trás.

- Qual foi a arte que mais demorou para ser feita? O que foi difícil de fazer nela?
O: São as sequências que estou trabalhando no momento, sobre o capítulo Os Sete Potters.

- Você conhece/gosta de outras sagas literárias? Pensa em fazer ilustrações delas no futuro?
O: Eu me comprometi e me envolvi de tal forma com Harry Potter que não consigo achar tempo para dedicar às outras sagas, é algo complicado!

- Aqui deixo um espaço para você escrever o que quiser.
O: Vale para os ilustradores e artistas que estão iniciando seus projetos e trabalhos: Jamais desista de fazer o que ama porque algo ou alguém te disse que não terá futuro, pois quem o faz justamente e obviamente é você, e o que terá de ruim se dedicar ao que realmente ama e te faz bem? Vá em frente e trabalhe, dedique-se, e sonhe. Eu também estou nesse caminho e será um prazer esbarrar com vocês no meio dele <3 .
Para acompanhar o trabalho do OTTOWL (clique para abrir):
Abaixo, você pode conferir a arte que eu encomendei com ele.


OBS: Curta a página do blog no Facebook clicando aqui para saber quando a próxima coluna sair e poder sugerir futuros temas pro blog.
E você, o que achou das artes? E da entrevista?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D