terça-feira, 12 de julho de 2016

The Night Of - Primeiras Impressões

O mês de Julho acaba por ser um daqueles meses fatídicos onde a maioria das suas séries favoritas entram em hiato e você fica quase sem nenhum sentido de vida. Felizmente, há séries que, prevendo essa carência do público, iniciam as temporadas logo agora. É o caso de The Night Of, nova minissérie (tem apenas 8 episódios e uma temporada confirmada até agora) da HBO. Esse texto será uma espécie de review do Piloto, ou como a produção chamou o primeiro episódio, “The beach” e irei falar escrever sobre o que deu para esperar do andamento da série durante a temporada.
Sinopse:
"Depois de passar a noite com uma estranha, um cara descobre, ao acordar, que a mulher foi esfaqueada até a morte."
Se vocês procurarem a sinopse original, vão perceber que eu omiti a última parte dela. Simplesmente porque, para mim, é um spoiler de algo muito intrigante no primeiro episódio e acho que vale a pena ver a série sem saber sobre isso. Infelizmente, eu li a sinopse antes de ver o episódio. Tudo bem que, mesmo assim, eu fiquei com o coração na mão por saber o que iria acontecer, mas prefiro deixar que vocês vejam e apreciem sem saber.
Antes de começar a ver a série, tenha algo em mente: esse episódio tem uma hora e vinte, mais ou menos, e ele tem um ritmo bem lento. Se você espera algo super acelerado, muita calma nessa hora. O Piloto basicamente mostra a sinopse e pode ser bem dividido em dois momentos: antes e depois da morte da mulher. No primeiro momento, nós somos bem ambientados na história e fica aquela sensação “filme de terror”, quando você quer pedir para o cara sair dali, fugir daquilo, porque sabe o que está prestes a acontecer. Ao mesmo tempo, você analisa, eu pelo menos fiz isso, tudo o que ele faz até a morte da garota e percebe o quanto tudo pode dar errado pra ele.
No segundo momento, tudo muda de figura. Após a morte, a tensão e o suspense tomam conta completamente e a única coisa que você provavelmente vai fazer é torcer pelo personagem principal se safar da enrascada que ele acabou se metendo. Isso tudo, tem grande mérito da produção impecável, que sabe fazer perfeitamente aquele climão thriller, mas principalmente da atuação e construção do personagem principal. Riz Ahmed vive Naz, um jovem americano com descendência paquistanesa. Ele é tímido, desengonçado e sofre xenofobia, por causa de toda questão de terrorismo do Oriente Médio e pelos americanos, em sua maioria, serem xenófobos também GO TRUMP! #SQN. Logo, é muito fácil se apegar a esse personagem porque ele parece ser tão frágil, que você quer tomar conta dele.
Tudo é muito bem detalhado, a não ser, lógico, como a mulher morre. Isso faz o meu alarme anti-trollagem de entretenimento apitar feito louco. Há um corte muito grande entre a última vez que vimos a mulher viva e quando o Naz a encontra morta. Minha vivência em produções audiovisuais me fazem questionar: será que o rapaz para quem eu estou torcendo não a matou e isso não foi mostrado? Não seria a primeira e nem a última vez que isso aconteceria na televisão. Ao mesmo tempo, esse plot twist seria tão óbvio que imagino que a HBO não faria isso. Só que isso pode ser exatamente o que a HBO quer que se imagine (ou não). ENFIM, já viu que só vamos descobrir o assassino no final, não é? Mas eu não descartaria o Naz, não.
Para o futuro da série, não faço a mínima ideia do que poderá acontecer, e isso é ao mesmo tempo bom e ruim. É bom porque garante a surpresa e a imprevisibilidade. Comecei o episódio sabendo tudo o que iria acontecer de mais importante e agora fiquei no escuro. O único problema é que esse é o tipo de história que não abre margem para muito enredo. Acho que se tivesse um ritmo acelerado, poderia ser um filme de duas horas e estaria de bom tamanho. Eu realmente não sei como irão desenvolver a história ao ponto de entregar mais sete episódios, mas estou intrigado para ver. Tudo foi contado tão pausadamente que, mesmo que exista aquela sensação de que todos os elementos mais insignificantes de todas as cenas são super importantes e cruciais para a história, parece que não há mais nada a ser contado e tudo foi exposto. Isso me intriga ainda mais e é o esperado para um bom suspense.

OBS1: Se você quiser assistir, está disponível na HBO GO até para quem não é assinante. Para assistir, clique aqui.
OBS2: Se você chegou no blog através dessa coluna e quer saber mais sobre esse espaço, leia a minha primeira coluna explicando o blog clicando aqui. Além disso, curta a página do blog no Facebook clicando aqui para saber quando a próxima coluna sair e poder sugerir futuros temas pro blog.
E você, o que achou da série? E da review?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D