sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Mr. Robot - eps2.5_h4ndshake.sme

Depois de um eps2.4_m4ster-s1ave.aes com mais ação, suspense e comédia, Mr. Robot volta com um eps2.5_h4ndshake.sme que acaba com tudo. Olha, até hoje considero o Piloto como o melhor episódio da série por vários motivos, mas não posso negar que o episódio passado foi brilhante por toda a construção do sitcom e a trama de “assalto” e o episódio dessa semana foi MIND BLOWING. Sério, a cada hora eles soltavam uma bomba do nada que eu ficava sem saber o que sentir. E o final foi tipo WOW, acho que foi mais WOW do que quando descobri que Mr. Robot era o pai falecido do Elliot, mas vou falar isso mais pra frente porque tenho mais assuntos para tratar antes.
Atenção: O texto a seguir tem SPOILER do s02e07 de Mr. Robot.
O episódio já começou com o rotineiro flashback não anunciado que nos pega de calças curtas. Quando o Tyrell apareceu, eu pensei "NÃO ACREDITO QUE ELES ESTÃO MOSTRANDO ELE ASSIM NORMALMENTE, COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO". Sério, eu realmente quase gritei, mas o episódio passa tarde da noite e eu apenas me contive. Bem, não entendi muito a utilidade desse flashback porque além de ser muito curto, não mostrou nada muito relevante, ao meu ver. Mostrou, talvez, que a Joanna ainda é apegada ao Tyrell, mesmo dizendo pro novo “namorado” dela que o ex não podia oferecer o que ele pode. Quando voltamos para o presente, temos a cena chocante onde ela recebe uma lata de tinta vermelha e a única coisa que pensei na hora foi que o episódio veio realmente para nos chocar de várias formas, e conseguiu.
Após isso, Elliot confronta Mr. Robot sobre Tyrell estar no porta mala do carro, na ilusão criada por ele. Finalmente, Mr. Robot resolve contar o que aconteceu. Quando eu percebi isso, eu fiquei em choque e aí me lembrei que já estamos no sexto (ou sétimo, como quiser) episódio da temporada e que, querendo ou não, o ritmo começará a ser mais frenético. Então, o Mr. Robot diz que eles mataram Tyrell e o sistema operacional da minha cabeça travou. Eu achava que o personagem ainda tinha muita história para contar e eles simplesmente vão e fazem isso.
Depois, com mais calma, pensei que podemos interpretar essa situação através de dois ângulos. O primeiro é que o Tyrell morreu, a ligação que o Elliot fez para ele foi toda inventada pelo Mr. Robot para convencê-lo a fazer o que ele queria… Enfim, Elliot tem alucinações, tudo é possível. Da mesma forma, na sitcom do episódio passado, que tem várias verdades mostradas de forma humorística, o Mr. Robot mata Tyrell. E sabe qual é o pior? Onde que o Elliot acorda depois de três dias apagado? No carro do Tyrell. E se o Elliot (possuído pelo Mr. Robot) colocou o Tyrell no porta malas do carro e o deixou lá? A metáfora se fecharia e o Elliot estaria bem próximo do Tyrell, mas não sabia. Da mesma forma que isso pode ter a ver com o que aconteceu no final do episódio. Enfim, há muitas evidências para achar que o Tyrell morreu mesmo. Afinal, as pessoas realmente morrem nessa série.
Por outro lado, há também várias evidências para justificar que ele não morreu e que isso é apenas uma forma do Mr. Robot fazer Elliot esquecer do cara. Primeiro, temos toda a parte da Joanna. Ela recebeu um celular, Tyrell ligou para ele… Muito suspeito. Também nesse episódio, aparece que ela o intimou judicialmente para eles se divorciarem. Será que ela não saberia se ele tivesse morrido? E o celular que ela recebeu? O cara é super procurado porque ele é um dos principais suspeitos do crime do século. Se ele tivesse morrido, todos saberiam. Será que Elliot não escutaria em algum lugar que ele morreu? Nesse caso, a sitcom pode ter sido mais uma forma do Mr. Robot colocar na cabeça de Elliot que o Tyrell morreu para ele seguir em frente independente dele. Além disso, acho que o personagem ainda tem muito para ser trabalhado e não sei se matariam ele logo. O que vocês acham?
No final do último episódio, quando Angela estava ajudando Darlene a hackear o FBI, Domi apareceu querendo conversar. Eu reclamei na review passada pela facilidade que Angela entrou e saiu daquele andar sem ser vista, só porque era horário de almoço, mas Domi veio reparar isso. Gostei muito da abordagem da cena porque mostra que o FBI, principalmente a Domi, está muito ligado nesse caso, como tem que ser. Portia Doubleday mais uma vez me impressionou pela atuação. Ela realmente está evoluindo junto com a personagem, o que é sempre bom. Se eles investigarem bem a Allsafe, vai ser fácil descobrir que Angela está envolvida na lambança toda e isso pode acabar respingando em todo mundo.
Domi vai checar as câmeras de segurança para verificar a história que Angela contou por estar no andar do FBI e percebe que tudo foi apagado. Ryan Lochte deveria aprender com a FSociety Ela logo conclui que o FBI foi hackeado e manda um agente tomar as medidas necessárias. Agora que tudo vai se complicar muito para a Angela porque facilmente vão achar aquele equipamento em baixo de um cubículo daquela sala e umas perguntas básicas para o álibi dela já destroem qualquer desculpa que ela possa querer inventar para estar ali. Só calando a boca do agente, para escapar dessa. Eu gosto muito do jeito que a Grace Gummer faz a Domi. Ela soa tão de boas e tão badass ao mesmo tempo....
Angela consegue o grande feito de me fazer gostar um pouquinho dela e depois voltar a não gostar mais. Eu não consigo compreender como ela acha que a Evil Corp a respeita e a considera super essencial para empresa. Não é possível que ela não se enxergue como um peão. Não dá para defender. Ela fica recitando tanto mantra na cabeça que já admitiu que eles são reais. Angela resolve ir para a gerência do departamento de gestão de risco, após agradar o CEO, para poder atuar diretamente na mudança da empresa. Isso foi algo que eu até gostei, mas, depois do papelão que ela aprontou na reunião da diretoria, acho difícil ela conseguir mudar algo ali dentro.
Toda a passagem em que Mr. Robot é comparado à Jesus é muito boa. É como se ele fosse a fé do Elliot, o guia, aquele que indica o caminho. É certo que Elliot, por si só, não faria metade de tudo o que fez. Ele só agiu da forma que agiu porque ele tinha alguém para mostrar o que ele deveria fazer e deixá-lo tomar a decisão sozinho. Eu sempre me lembro da abordagem do 1 e 0 porque, para mim, ela explica a completa dinâmica entre Elliot e o alter ego dele. O Elliot, por inércia, é uma pessoa zero, aquela que foge, desiste e abandona os projetos. Mr. Robot é a parte um dele. É a parte que o impulsiona a ficar, ser corajoso e lutar. Por mais que tudo seja feito pelo Elliot, que potencialmente tem essa força dentro dele, nada seria possível sem a condução do Mr. Robot. Então, toda essa analogia que fizeram foi muito bem feita e amarrada.
Esse episódio realmente veio para ser chocante. Quando um grupo pegou o Elliot para bater nele porque ele denunciou o site do Ray, eu pensei que viria mais sofrimento. Esse cara sofre muito, acho que o criador da série não deve gostar muito dele, rs. Eu também pensei: “Ei, Elliot, você praticamente já voltou para sua vida normal de hacker, já sabe o que aconteceu com Tyrell… Por que não volta pro seu apartamento e sua antiga vida?”. Mal sabia eu o que me esperava no final do episódio. Só que, milagrosamente, o amigo de Elliot o salva, matando todo mundo a facada. Só que o mais WOW disse tudo é que ele pede para Elliot falar para Whiterose que ele o ajudou. Isso me fez quase parar de respirar tentando poupar energia para o meu cérebro trabalhar mais rápido e eu conseguir entender alguma relação entre esse amigo aleatório do Elliot e Whiterose. Mesmo assim, a resposta só veio no grand finale.
Gosto muito da Krista e, quando ela aparece, já fico feliz. Tudo estava muito bem até ela perguntar para Elliot aonde eles estavam. Quando ela fez essa pergunta, eu pensei “ah, não. Pode parar. Não vem com essa para cima de mim”. Então, Elliot responde e tudo se transforma revelando que esse tempo todo da segunda temporada ele estava preso. Simples assim, um detalhe básico que ele esqueceu de contar para a gente. Sério, eu fiquei vendo os créditos finais completamente imóvel. Meu corpo não respondia no maior estilo “Ocorreu um erro e o sistema não conseguiu se recuperar”. E aí eu fiquei aqui pensando com meu amigo imaginário (acha que só o Elliot tem?) como eles conseguiram nos enganar tanto tempo. Isso é algo incrível e me deixa sem palavras de tão fantástico e extraordinário que é.
Depois que eu consegui me reiniciar e me recuperar parcialmente, eu fui pensar o que pode ter acontecido para o Elliot parar lá. O último episódio da primeira temporada acaba com Elliot no computador vendo todo o resultado da revolução que ele criou, quando de repente batem na porta. Ele abre a porta, mas não vemos quem está do outro lado. Podemos concluir que a polícia chega nessa hora e o prendem. Agora vem a pergunta crucial: Por que? Não acho que seja por causa do hack ou da FSociety, senão a Domi já teria interrogado ele. Seria a primeira pessoa que ela iria procurar, ainda mais com o Tyrell desaparecido. Além disso, Gideon o ameaçou dizendo que se Elliot não o ajudasse, ele iria contar tudo. Poderia ser pela morte do Tyrell, caso o mesmo estivesse morto naquele carro. As digitais do Elliot estariam lá e logo iriam ligá-lo ao homicídio. Porém, se ele tivesse sido morto e a polícia ficasse sabendo, a imprensa saberia e a Joanna não ia mandar uma intimação para se divorciar dele, ela já estaria viúva.
Só me resta pensar que, nesses três dias que o Elliot ficou apagado, o Mr. Robot fez algo bem burro que acabou fazendo os dois pararem na prisão. Ou seria o subconsciente de Elliot forte o bastante para cometer algum ato falho enquanto o Mr. Robot assumia, como uma forma de se punir por algo que talvez ele não tenha achado tão certo assim? Ele já demonstrou interesse para se entregar para Ray. Seria uma forma de trancafiá-lo junto com Mr. Robot na prisão, fazer os dois pagarem e garantirem que o mundo estaria “a salvo” dos dois. Só que mais uma vez eu não acho que ele possa ter se entregado na parte “ei, policiais, eu sou o líder da FSociety” porque senão a Domi estaria noite e dia o interrogando. Realmente, não sei mais o que esperar dessa série. Talvez ele nem esteja preso. Talvez ele esteja dentro de uma Matrix e só vamos descobrir na terceira temporada, rs. Sério, está cada vez mais insano. Daqui a pouco, eu que precisarei de sessões com a Krista (como se eu não precisasse).
Eu só estou tentando entender uma coisa nesse enredo todo amarrado que fizeram de Elliot estar na prisão esse tempo todo e criar a ilusão do lugar em que passou a infância: Ray. Como ele esteve com Ray? Vimos a casa do Ray, vimos o antigo cara do TI que foi violentado e vimos um computador onde o Elliot acessou um site da deep web. Como isso aconteceu dentro da prisão? Seria Ray um policial? Agora que estou pensando mais no assunto, faz bastante sentido. Ele estava com um cachorro, que provavelmente era para treinamento policial. Provavelmente, é um policial corrupto que utilizava o computador da prisão para cometer os crimes de forma que, se fosse pego, ninguém saberia quem foi, já que é um computador “público”.
Também fico pensando: como Darlene não fez nada para tirar o irmão de lá? Ou então, porque Elliot, com acesso a um terminal, não conseguiu escapar? Será que depois de entregar o Ray ele terá redução de pena? Além disso, também fiquei sem saber se aquela mulher é realmente a mãe do Elliot, porque foi o que pareceu. Também tem a questão do amigo do Elliot conhecer Whiterose. Isso mostra que ela está de olho em Elliot e se importa com ele. Porque a Dark Army não tirou ele de lá? Por escolha do próprio? Enfim, muitas questões e teorias.
Cada vez que penso mais sobre toda essa questão da prisão, mais acabo descobrindo algo que deixei passar. Toda aquela sensação de “preciso rever a primeira temporada para ver com a visão de que Mr. Robot e Elliot são a mesma pessoa” está de volta. Não tenho dúvidas de como o incrível Sam Esmail, criador da série, deixou a história bem redonda. Ficar lembrando das cenas do Elliot na segunda temporada e imaginá-lo na prisão, é o meu novo vício.
Alguns comentários breves, mas não tão importantes:
- A parte do Touro de Wall Street foi muito boa. FSociety mandou muito bem! hauhsuhaushuah.
- Por um momento, achei que Angela ia ficar com o CEO da Evil Corp. Ainda bem que ela o dispensou porque senão eu a odiaria nível máximo.
- Foi muito legal ver o Mr. Robot e Elliot se alternando para dividir o impacto da porrada que o Elliot estava recebendo. Ficou show demais.
- Vão publicar o diário de Elliot dia 1º de Novembro nos EUA! Diário esse, btw, que o Elliot queimou nesse episódio. Se é que ele queimou mesmo. Não acredito em mais nada nessa série. ahushauhsuha
- A terceira temporada da série foi confirmada! \o/ Estou amando fazer review da segunda temporada e espero conseguir fazer da terceira!
OBSHello, friend. Eu farei review de todos os episódios da segunda temporada de Mr. Robot, então se você quiser acompanhar a série comigo, curta a página do blog no facebook clicando aqui para ficar sabendo quando a review sair. 
E você, o que achou do episódio? E da review?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D