sexta-feira, 7 de outubro de 2016

The Flash - Flashpoint

Se você acompanha o blog com frequência, deve estar com uma estranha sensação de déjà vu ou achar que a minha memória é horrível e eu postei sobre o mesmo assunto duas vezes. Calma, anteontem eu postei um especial sobre o arco de histórias Flashpoint dos quadrinhos DC Comics (clique aqui para ler), falando sobre um compilado de várias HQS que contam essa narrativa e também falei da animação que adapta tudo isso em um longa. O que eu trago aqui hoje é a review da Season Premiere da terceira temporada de The Flash, cujo título é Flashpoint, por um motivo simples: é a adaptação dessa história na série desculpa, o Capitão Óbvio assumiu o controle do texto. Então, nessa review especial vou falar desse episódio e trazer comparações e easter eggs que encontrei sobre o material original.
OBS: Dividi essa review em duas. Na primeira parte, analisei o episódio com spoilers da série, mas sem spoilers sobre a história do Flashpoint, caso alguém queira ler/ver a animação depois. Na segunda parte, eu analiso o episódio como uma adaptação da história Flashpoint, com bastante spoiler.
Análise do Episódio
Eu preciso começar esse texto falando de um ator: Grant Gustin. Sério, ele me passa uma atuação tão orgânica, leve, divertida e tão dentro do personagem lá da primeira temporada que é um daqueles atores que eu olho e penso que é realmente o personagem. Ele estava flertando com a Iris que, só para constar, eu não gosto e abomino a ideia dos dois juntos, mesmo sabendo que eles são canon nos quadrinhos, mas por ele as cenas dos dois foram perfeitas. Eu me diverti e retornei para o universo da série como se não tivesse entrado em hiato durante meses. Foi incrível.
OBS: Nada contra a atriz Candice Patton acho ótimo, o meu problema mesmo é como a Iris é escrita. CW tem alguns problemas para escrever personagens femininas, salvo raras exceções.
Temos um novo Flash que só o Barry não sabia que era o Wally e um novo Reverso chamado de “Rival”. Percebemos que a realidade mudou realmente porque não vejo o Cisco escolhendo esse nome hauhsuhauhsuhaa. Esperava um pouco mais do Wally como Kid Flash. Ele pegou a arrogância que o Barry tinha de vez em quando e se deixou dominar completamente por ela. Além disso, nos quadrinhos, Wally é conhecido como o Flash mais “piadista”, então prevejo que muita gente não vai gostar dele não atender bem isso. O Barry da série é bem mais cômico com toda a questão nerd que ele tem. Talvez na série não tenham colocado essa representação mais bem humorada do Wally para não parecer que o Kid Flash é aquele sidekick negro cujo único objetivo é humor. Vamos ver como ele será pós Flashpoint. Já o Rival é um vilão muito genérico e a roupa que fizeram para ele é horrível. Não me chamou muita atenção.
As cenas com Eobard Thawne são incríveis. Parece que o ator Matt Letscher estudou muito o Reverso de Tom Cavanagh porque as duas interpretações parecem ser o mesmo personagem. Só fiquei meio de orelha em pé que o “tempo”, essa entidade grandiosa, demorou três meses para começar a interferir nessa realidade e apagar as memórias antigas de Barry. Conveniências da série que discutirei mais na segunda parte do texto. Outra coisa incrível foi ver Barry com os pais de novo. A série conseguiu criar um laço tão forte dos telespectadores com a família dele, que qualquer cena que eles aparecem juntos é emocionante porque você pensa naquele Barry que cresceu investigando o assassinato da mãe para tirar o pai da cadeia. É, sem dúvida, um dos pontos altos do episódio.
Da mesma forma, mostrar que Barry e Joe não tem uma relação de pai e filho nessa realidade, dá muita tristeza. É lógico que isso poderia acontecer, já que se Barry foi criado com os pais, Joe não o criou, mas mesmo assim é aquele momento que você percebe que esse mundo novo não deu completamente certo. Entretanto, confesso que ver o Barry como um pretendente que Joe não aprova para Iris foi bem engraçado. Quase um Eddie 2.0.
Poderia escrever uma review só para falar do Cisco hauhsuahushuahsa. Sério, Carlos Valdés tem uma veia cômica ótima e o roteiro dele também é incrível. Outra coisa que me chamou atenção também foi a trilha sonora do episódio, principalmente a do Cisco. Foi aquela cereja do bolo que deixou tudo ainda melhor. Eu também morri de rir da Caitlyn não ser uma cientista e sim uma oftalmologista, com um jeito super meigo e um cabelo loiro que pode entregar o que veremos pela frente: ela se transformar em Nevasca. Acho que é quase certo.
E para finalizar esse episódio com chave de ouro, ainda tivemos uma referência enorme ao primeiro episódio da série em que o Barry enfrentou o “Mago do Tempo” e teve que parar um tornado. A série abordar isso só mostra o grau de comprometimento que a produção tem com a história que está sendo contada até aqui. Sem falar, é claro, da famosa cena em que a mãe do Barry morre e que até a temporada dez vai ter uns vinte Flashes e uns quinze Reversos nela. De qualquer forma, toda vez que mostram essa cena, meu coração chega a parar de bater por alguns segundos.
O gancho do final e a promo do próximo episódio deixam claro que não nos livramos, felizmente, do Flashpoint tão fácil assim. Isso porque, talvez, o fato do Barry ser burro e deixar o Reverso matar a mãe dele, ao invés de impedir que o Barry do passado impedisse o Reverso de matar a mãe dele (sim, eu sei que é confuso), pode ter criado uma nova realidade. Algo me diz que o Barry pode acabar voltando no tempo para resolver isso, mas será que ele vai criar uma outra nova realidade? É isso que me deixa confuso e preocupado, já que o grande público da série pode não entender todas essas viagens e alterações na linha do tempo. O que nos resta é esperar. Se você quiser ler a minha análise da adaptação, continue a ler o texto aqui embaixo. Se não, comente o que achou do episódio e da review lá embaixo nos comentários! :D
Análise da Adaptação
Vou começar essa análise sendo bem cri cri em um ponto que essa adaptação pecou: o gancho da Season Finale da temporada passada, onde Barry impede o Reverso de matar a mãe dele. No original, Barry acorda um belo dia e descobre que tudo mudou. Ele se lembra da vida dele antes de salvar a mãe e alterar a linha do tempo, mas não se lembra especificamente do momento em que ele altera a linha do tempo salvando a mãe. Tanto que na história, Barry quer conseguir os poderes de volta logo para poder encontrar o Reverso, que Barry descobre que está por trás disso tudo porque encontra o anel com o traje do Reverso dentro de um bolso dele, e descobrir que ponto do tempo o Reverso alterou. Ele achava que tudo era uma obra do maior inimigo dele para derrubá-lo. Começar a história já mostrando que foi o Barry quebrou um dos maiores plot twists da narrativa, onde não só o personagem, mas o público em geral, descobriu que ele é o grande vilão dessa trama.
Outro detalhe que foi alterado por conveniência da série foi Barry permanecer com os poderes no Flashpoint. Isso, talvez, seja porque ele já perdeu os poderes na série e recriou o acidente para consegui-los de volta. A produção pode ter achado que ficaria repetitivo. Só que uma coisa ficou confusa nessa história toda. Na série, ele impede o Reverso de matar a mãe dele e o leva pro futuro, só que, na realidade, esse Barry deveria desaparecer e dar lugar ao Barry Flashpoint.
Explico: aquele Barry cujos pais morreram cresceu em uma linha do tempo. Quando ele voltou no tempo e criou outra linha no tempo, aquele Barry deixou de existir. Quem passou a existir foi o Barry que cresceu sendo criado pelos pais. Só que o Flashpoint começa com o Barry da linha do tempo normal acordando nessa nova linha do tempo. É como se ao ir pro futuro após salvar a mãe, as memórias do Barry antigo fossem parar no corpo do Barry Flashpoint. OK, eu sei que isso é bem confuso, rs, mas o que ficou claro para mim é que o Barry do Flashpoint da série era o mesmo que salvou a mãe e isso não tem lógica.
Além disso, me pareceu muito egoísta da parte do Barry ter poderes e deixar outra pessoa ser o Flash e cuidar da cidade enquanto ele estava de boas curtindo a vida. Não vejo o personagem agindo assim. Chega a ser engraçado como a série adaptou essa parte diferente, porque no original Barry nem pensou que a mãe dele teria que morrer, ele só sabia que tinha que consertar aquilo. Já na série, ele estava nem aí para as mudanças. Só o que importava era ele estar bem. Isso pode ter ocorrido pelo fato da série não ter o peso de uma guerra entre a Mulher-Maravilha e o Aquaman ou um Thomas Wayne como Batman. Faltou um apelo maior na adaptação para que o Barry percebesse que tava tudo errado e ele tinha que consertar. Aliás, desperdiçaram uma ótima oportunidade de fazer um grande crossover nesse episódio. Poderiam mostrar como era a versão Flashpoint dos personagens de Arrow, Supergirl e Legends of Tomorrow. Tudo bem que isso iria encarecer o episódio, mas isso não é problema meu, rs.
Falando um pouco dos easter eggs da adaptação, teve o Reverso perguntando ao Barry quem era o vilão agora, que é uma frase épica do personagem no Flashpoint e tiveram outras coisas mais sutis. O Joe assumiu umas nuances do Batman, se eu posso dizer isso. O Batman do Flashpoint era Thomas Wayne, pai de Bruce e um justiceiro terrorista. Aquele tipo de cara que já estava cansado de viver, melancólico etc. O fato do Joe ter problemas com bebida e não ligar pro trabalho, me fez pensar sobre isso e aí teve uma cena que praticamente confirmou essa teoria. No Flashpoint, o Batman mata o Reverso (na HQ é com uma espada e na animação é com um tiro) e na série o Joe mata o Rival, o Reverso dessa realidade, com um tiro. Outro easter egg é o Wally ser ferido e ficar à beira da morte. No Flashpoint, Batman leva um tiro e também fica à beira da morte.
Além do começo da adaptação ter sido feita de forma errada, o final também foi. Primeiro que senti falta de uma emoção maior na hora da despedida do Barry. Depois, não era para o Reverso que voltou no tempo matar a mãe de Barry. Era para impedir o Barry de impedir que o primeiro Reverso que chegou ali a matasse. Tudo bem que isso pode ter sido intencional, para que criasse uma outra realidade, mas não faz muito sentido mesmo assim. E agora eu fico pensando que a mãe do Barry do Flashpoint deveria ser uma pessoa completamente desequilibrada. Imagina presenciar trinta Flashes e vinte Reversos naquela noite? Não tem psicólogo que dê jeito.
OBS: Curta a página do blog no Facebook clicando aqui para saber quando a próxima coluna sair e poder sugerir futuros temas pro blog.
E você, o que achou do episódio? E da review?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D