terça-feira, 15 de novembro de 2016

A Bela e a Fera - Primeiro Trailer

Está difícil ser adulto atualmente. Ontem saiu o trailer de A Bela e a Fera, adaptação live-action da animação clássica da Disney de 1991, que foi a primeira animação a concorrer ao Oscar de Melhor Filme. Eu cresci assistindo às animações da Disney, tenho até hoje todos os VHS no meu armário. É como se fosse Harry Potter da minha infância. Sei músicas de trás para frente, enfim, essas animações estão guardadas com muito carinho dentro de mim. Eis que surge uma adaptação live-action de um dos maiores clássicos do gênero com Emma Watson (que sou muito fã também), Ian McKellen (dispensa comentários), Ewan McGregor (gosto muito), Emma Thompson (outra maravilhosa), Stanley Tucci (outro que é ótimo), entre outros. Aí eu pergunto: Tem como pirar MAIS com esse filme? Tem como aumentar o hype? O primeiro trailer mostra que TEM e é sobre ele que vou falar hoje!
Antes de tudo, vamos ao trailer, caso você não tenha visto ou queira rever (já revi umas 4278363726837626362 vezes):
Bem, vamos começar pelo começo: o castelo e a trilha sonora incrível que inicia a animação. Uma das coisas que me deixaram mais feliz sobre essa adaptação da Disney foi eles pegarem a trilha sonora original, que inclusive ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original com Beauty and the Beast (Sentimentos São, na versão brasileira). Apesar de não ser tão fã da animação da Cinderela, eu gostei muito da adaptação. Achei que foi extremamente fiel. Só acho que pecaram exatamente na trilha sonora porque faltou o momento Bibbidi-Bobbidi-Boo. Inclusive eles tinham a Helena Bonham Carter para cantar e ela cantou para o filme, MAS não colocaram na cena final em que ela transforma a Cinderela de gata borralheira em uma princesa. Para mim, foi um grande erro que será corrigido nessa adaptação.
Essa introdução super clássica e melancólica dá um tom tão bonito e triste ao filme e encaixou perfeitamente com o castelo. Logo no começo já vemos vários elementos da animação. O quadro rasgado, com a diferença de que não é um quadro só do príncipe, mas da família, o que é mais pertinente, a parte que a Fera encontra o pai da Bela e a sequência de Bela encontrando o pai e logo após a Fera. Eu achei bem inteligente a forma que eles acharam para criar os objetos vivos. Pode não ter sido a forma mais bonita, mas acho que foi a forma mais funcional e perto da realidade que puderam pensar. Sem falar que casou com todo o estilo do castelo.
Eu sou bem suspeito para falar da Emma Watson como Bela porque eu venho esperando isso acontecer desde que me tornei fã dela como Hermione. Sim, isso faz bastante tempo, deve ter sido lá em 2004. Eu ainda nem acredito que ela realmente ganhou esse papel porque é aquele tipo de coisa perfeita demais para ser verdade. Fico muito triste de ver muitas pessoas hateando ela. Vi comentários de que ela está triste, que está com a mesma cara sempre e que ela não é uma boa atriz. Não posso discordar mais. Nesse trailer, ela mostra muita sensibilidade em cada cena. Demonstra tristeza, surpresa, medo, felicidade, aquele olhar sonhador... enfim, o que se espera dela. Além de que ela é muito parecida com a personagem, é francesa, apesar de ter se mudado cedo para a Inglaterra, e as ações dela fora das telas me faz acreditar que ela é a Bela real da nossa época. Também já reclamaram do sotaque britânico dela, sendo que na animação a Bela também tinha sotaque britânico. A única coisa que me preocupa em relação à ela é a voz. Nunca a vi cantando e quero saber como será. Enquanto isso, fico imaginando ela nessa cena:
Eu também gostei da caracterização da Fera. Ela não tem uma aparência assustadora, o que é bem de acordo com a animação. O que dá medo na fera são os gestos e ações grosseiras, até porque depois que ela passa a se comportar de forma mais humana, ela não dá mais medo. Achei que acertaram bem em não colocar uma Fera completamente horripilante, além de ficar bem fiel à animação. Também não precisei ver muito do Gaston de Luke Evans para perceber que ele está incrível. Tanto a caracterização quanto a atuação, ao meu ver, estão na medida certa. Falando em medida certa, não poderia me esquecer do sotaque francês que o Ewan McGregor fez para o Lumière. Está muito igual!
Mais algumas cenas para destacar: a Fera salvando a Bela do ataque dos lobos, Bela na biblioteca, a cena do dois na neve com a música Alguma Coisa Aconteceu, na versão brasileira. Além, é claro, da cena clássica da dança ao som de Sentimentos São. É incrível como eles conseguiram, ao que parece, fazer uma adaptação fiel e ao mesmo tempo bem realista. Mais incrível ainda é como tudo parece se encaixar tão bem. Temos que lembrar que temos objetos com características humanas e que falam, uma fera também humanizada e pessoas no meio disso tudo. Em uma animação, tudo fica mais fácil. Minhas expectativas para esse filme são as melhores possíveis. Ele vai chegar ao Brasil dia 16 de Março meu presente de aniversário adiantado.
OBS: Curta a página do blog no Facebook clicando aqui para saber quando a próxima coluna sair e poder sugerir futuros temas pro blog.
E você, o que achou do trailer? E da análise?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D