sábado, 3 de março de 2018

E o Oscar vai para...

Amanhã acontece a 90ª edição do Oscar e decidi escrever essa coluna para comentar sobre os que eu acho que vão ganhar e os que eu quero muito que ganhe. Por mais que a Academia ainda continue indicando alguns filmes bem manjados e questionáveis, esse ano tem muitas surpresas e longas muito bons, que merecem ser vistos e merecem a premiação máxima do cinema. Consegui ver todos os indicados à Melhor Filme e irei linkar as críticas deles no decorrer do texto. Como não vou conseguir opinar em todas as categorias, vou pular as que não fizerem sentido para mim.
Categorias Técnicas
Para mim, são as categorias mais difíceis de prever porque não se fala tanto delas quanto as categorias principais. É aquela oportunidade que se tem para premiar os blockbusters que não tiveram chance nos outros quesitos - não é, @Esquadrão Suicida?
Melhor Efeitos Visuais
Para mim, Blade Runner 2049 é o favorito e, também, o meu ganhador. É a continuação de um clássico americano que até agora não entendi como não chegou mais longe na temporada de premiações, porque é um filme muito bom. Acho que não tem um concorrente tão forte nessa categoria, a não ser Star Wars: Os Últimos Jedi e, dizem, Planeta dos Macacos: A Guerra. Blade Runner 2049 fez hologramas tão incríveis e reais que pareciam mesmo serem hologramas nas cenas. Sem contar do senso estético incrível em tudo. Tem meu voto.
Melhor Maquiagem e Cabelo
Dos três, não vi Victoria e Abdul, mas sou capaz de afirmar que O Destino de Uma Nação leva essa. Também será merecido e meu favorito. A maquiagem do Churchill é tão incrível que não dá nem para suspeitar que o Gary Oldman estava escondido dentro dela. Se eu não soubesse que era ele atuando, não reconheceria nunca.
Melhor Trilha Sonora
Essa categoria está bem difícil, tanto para prever quanto para escolher um favorito, ainda mais por ter visto todos. Destaco como três melhores Dunkirk, A Forma da Água e Trama Fantasma, mesmo amando as trilhas de Star Wars. Não sei se Trama Fantasma tem força para levar essa, por mais que também merecesse. Então fica entre o Hans Zimmer como uma trilha incrível em Dunkirk e Alexandre Desplat com a trilha maravilhosa de A Forma da Água. Acho Dunkirk muito forte nessas categorias de áudio, mas A Forma da Água também não foi indicado à 13 categorias à toa… Não consigo escolher, mas fico entre os dois, rs.
Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som
As duas categorias tem os mesmos candidatos então vamos juntar. Para mim, os prêmios estão entre Dunkirk e Blade Runner 2049, mas não vi Em Ritmo de Fuga… Acho que não tem como fugir muito disso, apesar que A Forma da Água também pode dar as caras.
Melhor Edição
Só não vi Em Ritmo de Fuga que talvez possa ser um dos favoritos para essa categoria. Eu acho que Eu, Tonya merece e tem chances pela agilidade que dá ao filme. Ele tem um ritmo muito bom por causa da edição que não deixa ele ficar maçante. É o meu favorito.
Melhor Canção
Queria muito acreditar em Remember Me de Viva - A Vida é uma Festa, mas os favoritos são Mistery of Love de Me Chame Pelo Seu Nome e This is Me de O Rei do Show. Por mais que eu reconheça que todas elas merecem, continuaria com a minha Remember Me.
Melhor Figurino
Queria muito dizer que o meu favorito é A Bela e a Fera, porque gostei muito de como trabalharam as roupas no live-action, mas nem tem como. Trama Fantasma talvez seja a favorita, mas A Forma da Água também pode surpreender porque a criatura aquática foi feita como figurino e não CGI. A minha preferida entre as duas é a Trama Fantasma porque é praticamente uma obra de arte em forma de roupa durante o filme todo.
Melhor Fotografia
De todos, não vi Mudbound - que tem a primeira diretora de fotografia indicada da história da premiação. No meu coração, os melhores são Blade Runner 2049 e O Destino de Uma Nação, sendo que o primeiro está mais um pouquinho na frente. Quem eu acho que leva é O Destino de Uma Nação, por pura intuição mesmo. E vai ser merecido também.
Melhor Design de Produção
Mais uma categoria que eu queria dar para A Bela e a Fera, mas que não dá, apesar de estar no top 3. Acho que fica entre A Forma da Água e Blade Runner 2049, e amaria qualquer um dos que levasse. Porém, seria mais merecido Blade Runner 2049 levar porque tudo no filme é visualmente de tirar o fôlego.
Categorias de Atuação
Nesse ano, por incrível que pareça, tudo está muito previsível e pode ser a primeira vez na história que as quatro categorias de atuação vão ter o vencedor do chamado BIG FIVE. Ou seja, uma pessoa vai vencer os cinco prêmios principais do cinema no ano, que são: Globo de Ouro, Critics Choice Award, SAG, BAFTA e Oscar. No entanto, o Oscar é conhecido por fazer surpresas e talvez ele irá fazer isso em uma dessas categorias.
Melhor Ator Coadjuvante
Sam Rockwell de Três Anúncios Para Um Crime é o mais cotado para ganhar porque ele ganhou todos os outros quatro grandes. E eu acho merecido, apesar de não ter visto Projeto Flórida e Todo Dinheiro do Mundo. Acho que não teremos surpresa nessa categoria.
Melhor Atriz Coadjuvante
Aqui sim, acho que há espaço para mudanças. Allison Janney de Eu, Tonya ganhou todos os quatro prêmios principais e mais outros vários da crítica. Porém, eu acho que Laurie Metcalf de Lady Bird: A Hora de Voar merece muito mais e pode vencer essa. Seria uma ótima e bem-vinda surpresa.
Melhor Ator
Por mais que eu ache que já gravaram o nome de Gary Oldman de O Destino de Uma Nação no Oscar, ainda torço para Daniel Kaluuya de Corra! levar essa. Gary está muito bem e não vai deixar de ser merecido - se não levarmos em conta o fato dele ser acusado de agressão. Porém, até o Daniel Day-Lewis, que está se aposentando, seria uma escolha mais sensata.
Melhor Atriz
Essa é outra categoria que eu acho que não vai ter surpresa, mas ficaria feliz se tivesse. Frances MacDormand de Três Anúncios Para Um Crime já deve estar com o discurso na ponta da língua, mas queria mesmo que esse prêmio fosse para Sally Hawkings de A Forma da Água ou Saoirse Ronan de Lady Bird: A Hora de Voar, apesar de que eu vou achar merecido também se a Frances ganhar.
Categorias Principais
Infelizmente não consegui ver nenhum documentário e nem filme estrangeiro para comentar.
Melhor Animação
Só vi Viva - A Vida é uma Festa e Com Amor, Van Gogh, mas não preciso ver mais nenhum para dizer que Viva é o favorito e que merece ganhar demais. Para mim, é a melhor da Disney/Pixar em muitos anos e vou lançar uma crítica dela em breve porque é incrível. Com toda certeza, eu indicaria para Melhor Filme também. Um dos longas que mais me emocionaram nessa temporada.
Melhor Roteiro Adaptado
De todos, só vi Me Chame Pelo Seu Nome e ele é o grande favorito para esse prêmio. Acho que já está até escrito o nome dele no Oscar. Não tenho favoritos nessa categoria porque eu não gostei do roteiro do único que eu vi, rs.
Melhor Roteiro Original
Bem difícil. O meu favorito e que queria muito que vencesse é Lady Bird: A Hora de Voar, mas Corra! está mais cotado para ganhar. Eu não acharia ruim e também amaria que ele levasse, apesar de preferir Lady Bird: A Hora de Voar. Porém, há um Três Anúncios Para Um Crime no meio do caminho que pode correr por fora e levar esse prêmio, o que para mim vai ser decepcionante e frustrante, tendo em vista os roteiros de Lady Bird: A Hora de Voar, Corra! e até A Forma da Água. Acho que pode acontecer de tudo nessa categoria.
Melhor Direção
Guillermo Del Toro de A Forma da Água já deve estar sentindo o peso do Oscar nas mãos, e apesar de eu gostar da ideia, preferiria Greta Gerwig de Lady Bird: A Hora de Voar ou Jordan Peele de Corra! para levantar a estatueta. Dos dois, talvez só o Jordan tenha mais chances. Paul Thomas Anderson de Trama Fantasma também seria bom, mas tanto ele quanto Christopher Nolan não devem ter muitas chances aqui, a não ser que a Academia queira ousar demais.
Melhor Filme
Teve um tempo na corrida do Oscar que essa categoria parecia super previsível, mas agora tá bem difícil de prever. Os que eu vejo com chances reais de conseguir chegar lá são: A Forma da Água, Três Anúncios Para Um Crime, Corra! e, forçando um pouco, Lady Bird: A Hora de Voar. A Forma da Água é o favorito pelo simples fato de conseguir Melhor Direção, apesar da forma louca de votação do Melhor Filme. Três Anúncios Para Um Crime, Corra! e Lady Bird: A Hora de Voar dependem de Melhor Roteiro Original para ter fôlego e chegarem lá. Seria bem chocante um deles ganhar Melhor Filme sem Melhor Direção e Melhor Roteiro, no caso Três Anúncios Para Um Crime nem indicado para Melhor Direção foi, o que me faz achar que ele não tem força de vencer, apesar de ser o mais forte da temporada nas outras premiações. Os meus favoritos para categoria são Lady Bird: A Hora de Voar e A Forma da Água, apesar de eu ficar muito feliz também se Corra! vencer porque é um filmaço.
OBS: Curta a página do blog no Facebook clicando aqui para saber quando a próxima coluna sair e poder sugerir futuros temas pro blog.
E você, o que achou dos indicados? 
Quais são os seus favoritos?
Comente aqui embaixo! Sua opinião importa! :D